Verdadeira Sabedoria
Eros
O jovem era atormentado pelos desejos da carne e pelas ambições da alma juvenil.
Planejava alcançar a glória em batalhas, uma posição de destaque no mundo, já que nascera em lar humilde, uma situação política vantajosa, a fim de reunir os tesouros que compram o prazer e perenizam a felicidade.
Aplicou toda a juventude no afã de realizar-se, viajando e encetando lutas sem término, recolhendo espólios sangrentos de batalhas vitoriosas, adquirindo prestígio social e conseguindo galgar os altos postos no mundo.
A cada vitória, sentia-se mais ambicioso por outra, como se estivesse sendo devorado pela sede da água do mar, que após sorvida, ao invés de aplacar-se, mais terrível se faz, em razão da salinidade de que é portadora...
Quando estava na meia idade, cercado de bajuladores inescrupulosos e áulicos servis, percebeu, na volúpia das festas intérminas a que se entregava, a solidão interior que passou a asfixiá-lo e a torná-lo cada vez mais amargo e infeliz.
Foi quando escutou falar de um Peregrino que curava todos os males do corpo, da alma e do coração.
Não postergou a oportunidade, partindo em sua busca.
Facilmente o encontrou no sopé de conhecida montanha, onde recebia as multidões que o buscavam.
A tarde se encontrava rubra de poente e suave brisa cantarolava nos ramos do arvoredo.
O Peregrino se ergueu, e o seu porte altivo se destacou no meio do povo silencioso que o cercava.
- A felicidade é a ambição de todas as vidas. Algumas pessoas a consideram como um bem de utilidade imediata e, para possuí-la, enredam-se no cipoal das coisas sem valor, às quais atribuem desmedida significação. Quando, porém, são surpreendidos pela solidão e pela presença da morte que se lhes acercam, compreendem que nada podem levar, senão a angústia por não haverem aproveitado a existência.
Silenciou, aguardando que a multidão entendesse o seu ensinamento, para logo prosseguir:
- Sábio, é todo aquele que reúne apenas o necessário para sobreviver, confiando na Causalidade Absoluta, que tudo prevê e encaminha a quem se Lhe entrega o indispensável para avançar. Quem acumula, perde-se no volume frio da posse mentirosa. No entanto, aquele que ama, possui um tesouro de incalculável significado que o segue por toda parte e o preenche de alegria, mesmo quando todos dele se afastam, deixando-o na solidão.
As enfermidades, os sofrimentos, o abandono e a morte são os parceiros dos abastados e companheiros dos orgulhosos.
Quem deseje ser feliz, que se liberte de todas as cadeias que o retêm na vaidade da posse, e voe, livre, no rumo da Imortalidade.
Quando silenciou e a multidão se dispersou, o homem rico e poderoso, sorriu, aguardou a bênção da noite para a meditação, dali se retirando em processo de cura, conduzindo a verdadeira sabedoria que se centraliza totalmente no amor.
Curta nossa página no Facebook:
- Para seguirmos corretamente o espiritismo, devemos submeter todas as mensagens mediúnicas ao crivo duplo de Kardec, sendo eles, a razão e a universalidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, sugestão, etc...