Considerando o Evangelho
Vianna de Carvalho
Embora as continuadas invectivas que repontam amiúde contra as valiosas anotações evangélicas, responsáveis pela biografia do Sublime Galileu, somos convidados constantemente a haurir, nos apontamentos da Boa Nova, alento e vigor, através das lições inconfundíveis daquele cuja vida assinalou a História Universal de modo a dividir os tempos, antes e depois dele.
Apesar dos enxertos malsãos de tradutores e "traditores", a mensagem evangélica é, hoje como no passado, farol abençoado para mentes e corações batidos pelo torvelinho que se avoluma entre os homens, parecendo tudo conduzir à loucura, ao amesquinhamento do caráter, ao aniquilamento.
Os vinte e sete pequenos livros de anotações, dos discípulos e ouvintes da primeira hora cristã, conservam gemas de inapreciado valor e tesouros ainda não devidamente considerados, aguardando joalheiros do amor e da caridade tais como Francisco de Assis e Vicente de Paulo para o engaste transcendental no coração do homem, transformado em arca preciosa, à disposição de outros corações.
Há muitos estudiosos, no entanto, que, à guisa de seleção exegética, apontam erros e contradições procurando escoimar os relatos das deficiências e introduções malévolas, esquecidos da excelsa majestade do impositivo do amor, em cujo enunciado se encerra toda a vida messiânica de Jesus Cristo, que transcende quaisquer expressões de forma e apresentação de linguagem.
Sabemos, através de informações bibliográficas, que as obras clássicas de muitos vates do pensamento universal tais Esquilo, Sófocles, Aristófanes, Tucídides, Eurípedes, Catulo, Platão, Demóstenes, Terêncio e Virgílio, que ainda hoje constituem valiosa documentação que deslumbra e assombra, ficaram desconhecidas e ignoradas séculos a fio, separadas as primeiras cópias, das que lhes sucederam, por períodos entre 1.600 a 400 anos...
Ninguém lhes nega, embora o imenso espaço de tempo em que se demoraram olvidadas, a autenticidade, considerando-se, ainda, as traduções nem sempre felizes e fiéis que receberam através dos evos, por conservarem o espírito trágico ou estético, filosófico ou ético de que as revestiram os seus autores.
No que diz respeito, todavia, aos ensinos evangélicos, o período que medeia entre o Biografado e as primeiras narrativas não ultrapassa quarenta anos, quando Mateus Levi se encarrega de registrar os fatos e acontecimentos para os hebreus, igualmente relatados por João Marcos, atendendo à solicitação de Simão Pedro, para os discípulos romanos, servindo, ambos, de subsídio para o médico de Antióquia, Lucas, que os dirige ao excelente Teófilo e todos os gentios, culminando nos vigorosos relatórios de João, o discípulo amado...
... E muitos outros que viveram na Era da Luz grafaram suas recordações e notícias, fazendo preciosos legados para a humanidade das épocas futuras...
Na Terceira Parte de O Livro dos Espíritos, ao serem insertas as bases morais e evangélicas da Doutrina Espírita, os Mensageiros do Senhor, encarregados da Codificação, programaram com manifesta sabedoria, inspirados nos apontamentos dos Evangelistas, o roteiro do que viria a ser mais tarde O Evangelho Segundo o Espiritismo, onde são estudados ensinos aparentemente contraditórios e dúbios, em atestado eloquente de respeito aos chamados "ditos do Senhor."
Publicada a obra de consolação e esclarecimento, atestavam os "mortos", em vigorosa manifestação, a jornada do Messias, reverenciando os apontamentos evangélicos que foram estudados, perquiridos e comprovados.
No momento em que dores cruéis o espreitam na caminhada por onde você segue o roteiro da luz, parecendo superlativas, e você estiver a ponto de fracassar, busque a fonte da Boa Nova e dessedente-se, refrescando o espírito na palavra insuperável do Rei Crucificado, prosseguindo renovado e feliz, vinculado ao amor, e pelo amor conduzido à paz augusta da consciência livre e pura.
Vianna de Carvalho por Divaldo Franco do livro:
À Luz do Espiritismo
Curta nossa página no Facebook:
Declaração de Origem
- As mensagens, textos, fotos e vídeos estão todos disponíveis na internet.
- As postagens dão indicação de origem e autoria.
- As imagens contidas no site são apenas ilustrativas e não fazem parte das mensagens e dos livros.
- As frases de personalidades incluídas em alguns textos não fazem parte das publicações, são apenas ilustrativas e incluídas por fazer parte do contexto da mensagem.
- As palavras mais difíceis ou nomes em cor azul em meio ao texto, quando acessados, abrem janela com o seu significado ou breve biografia da pessoa.
- Toda atividade do blog é gratuita e sem fins lucrativos.
- Se você gostou da mensagem e tem possibilidade, adquira o livro ou presenteie alguém, muitas obras beneficentes são mantidas com estes livros.
- Para seguirmos corretamente o espiritismo, devemos submeter todas as mensagens mediúnicas ao crivo duplo de Kardec, sendo eles, a razão e a universalidade.
- Para seguirmos corretamente o espiritismo, devemos submeter todas as mensagens mediúnicas ao crivo duplo de Kardec, sendo eles, a razão e a universalidade.
- Cisão para estudo de acordo com o Art. 46 da Lei de Direitos Autorais - Lei 9610/98 LDA - Lei nº 9.610 de 19 de Fevereiro de 1998.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, sugestão, etc...