Grupos de apoio

GRUPOS DE APOIO




Nos grupos listados a seguir, não existem taxas nem mensalidades para ser atendido ou participar das reuniões. Somente a título de indicação para facilitar o encontro da ajuda.


Centros de Apoio Psicossocial (Caps) 

https://www.capital.sp.gov.br/noticia/prefeitura-disponibiliza

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude

Na Cidade de São Paulo, os dependentes de álcool, tabaco e outras drogas contam com o tratamento oferecido pelos Centros de Apoio Psicossocial (Caps), que funcionam em regime porta aberta, sem necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento, e oferecem acolhimento e tratamento multiprofissional. Os Caps e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) são a entrada para o atendimento na área de Saúde Mental.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), possui em sua rede municipal de saúde 97 CAPS, sendo 33 deles Álcool e Drogas (AD), 32 infantojuvenis e 33 adultos. Ao todo, 40 funcionam como CAPS III (com acolhimento integral – funcionamento 24 horas) e um como CAPS IV (com acolhimento 24h).


AA -  Alcoólicos Anônimos:
 www.alcoolicosanonimos.org.br 
Apoio a pessoas com dependência a qualquer tipo de substância alcoólica (cerveja, vinho, uísque, etc...). É uma irmandade de homens e mulheres que compartilham suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolver seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo, que, segundo a OMS, é uma doença progressiva e fatal, que pode ser detida, mas não curada.

Al-Anon e Alateen:
Apoio a amigos e parentes de alcoólicos. O Alateen é específico para jovens cujas vidas são (ou foram) afetadas pelo uso de álcool de um membro da família ou de um amigo próximo. O alcoolismo também é uma doença da família, pois afeta todos aqueles que estão próximos do alcoólico.

AE - Amor-Exigente:
Apoio a todos os que querem prevenir problemas (de dependência a alguma substância ou de comportamento inadequado) e/ou querem trabalhar por sua comunidade. O Amor-Exigente encoraja a pessoa a agir em vez de só falar; constrói a cooperação familiar e comunitária e desencoraja a agressividade e a violência.

CODA - Codependentes Anônimos 
Apoio a pessoas cujo propósito comum é aprender a desenvolver relacionamentos saudáveis, colaborando para o autoconhecimento e o aprendizado do amor próprio. A intenção é que a pessoa fique íntegra com relação às suas histórias pessoais e aos seus próprios comportamentos codependentes.

CCA • Comedores Compulsivos Anônimos 
Apoio a pessoas com problemas relacionados à alimentação, auxiliando a lidar com os sintomas físicos e emocionais do comer compulsivo.

CVV • Centro de Valorização da Vida
Telefone: 188
Objetiva a prevenção ao suicídio e a valorização da vida, por meio do apoio emocional oferecido por pessoas voluntárias às pessoas angustiadas, solitárias ou mesmo sem vontade de viver. Os voluntários dos postos colocam-se à disposição de todos que sentem solidão, angústia, desespero e desejam desabafar.

DASA - Dependentes de Amor e Sexo Anônimos 
Apoios a pessoas que experimentam uma necessidade compulsiva de sexo, um apego desesperado a uma única pessoa, comportamento obsessivo/compulsivo (ou ainda anorexia), seja sexual, social e/ou emocional, por meio das quais as atividades e as relações ficam cada vez mais destrutivas e afetam a todos os aspectos da vida.

DA - Devedores Anônimos 
Apoio para solucionar problemas com endividamento compulsivo. O objetivo primordial é dar condições de pagar ou poder pagar as dívidas, e não mais se endividar.

EA - Emocionais Anônimos 
Incentiva a busca de uma nova maneira de viver, com mais felicidade e realização. Alguns indícios de necessidade de ajuda: a pessoa sentir-se deprimida, infeliz, sozinha, insegura, com medo, ansiosa, irritada, impaciente.

NiCA - Nicotina Anônimos 
Apoio a fumantes, considerando duas características: o uso compulsivo da nicotina e o uso continuado apesar das consequências adversas. A nicotina é reconhecida como a mais poderosa droga causadora de dependência de uso comum, minando lentamente a saúde de todos que a usam.

IA - Introvertidos Anônimos 
Apoio a pessoas que sofrem de timidez, introversão (voltar-se para si mesmo) patológica e isolamento grave (físico, social ou afetivo), ou forte tendência a esse isolamento. Algumas das dificuldades trabalhadas: timidez, solidão, introspecção, depressão, complexos, frustrações.

JA - Jogadores Anônimos e Jog-Anon 
Apoio a pessoas que tenham obsessão pelo jogo. O jogador compulsivo precisa estar disposto a aceitar o fato de que está sob o domínio de uma doença e ter o desejo de ficar bem. O Joganon apoia amigos e parentes de jogadores compulsivos.

MADA - Mulheres que Amam Demais Anônimas 
Apoio a mulheres que têm como objetivo primordial se recuperar da dependência de relacionamentos destrutivos, aprendendo a se relacionar de forma saudável consigo mesma e com os outros. Existem comportamentos comuns em todas as "mulheres que amam demais."

NA - Narcóticos Anônimos 
Apoio a pessoas com dependência a qualquer tipo de drogas (maconha, cocaína, crack, cola de sapateiro, calmantes e outros remédios, estimulantes etc.). A dependência química é considerada uma doença progressiva e fatal, que pode ser detida, mas não curada.

Nar-Anon e Narateen 
Oferece esperança e ajuda aos familiares e amigos de dependentes a qualquer tipo de drogas. O Narateen é específico para jovens cujas vidas são (ou foram) afetadas pelo uso de drogas de uni membro da família ou de um amigo próximo.

N/A - Neuróticos Anônimos 


Pode Falar

O Pode Falar é um canal de ajuda em saúde mental para você que tem de 13 a 24 anos.
Oferece fortaleza e esperança para resolução de problemas emocionais, possibilitando urna reabilitação da doença mental e emocional. Uma pessoa neurótica é aquela que tem perturbações emocionais.
Conteúdo confiável sobre como se ajudar e ajudar outras pessoas.
Depoimentos de adolescentes e jovens que conseguiram superar situações difíceis. Se quiser, você também pode deixar o seu.
Espaço de acolhimento individual oferecido por diversas organizações ponta firme na área de saúde mental.

PA - Psicóticos Anônimos e AP-PA 
Apoio para psicóticos, esquizofrênicos, portadores de doenças mentais. Alguns sintomas destas pessoas são delírios, alucinações ou qualquer outro sintoma psiquiátrico, inclusive depressão. O AP-PA apoia os amigos e parentes.

SIA • Sobreviventes de Incesto Anônimos

Para participar do SIA, entre em contato através do endereço de e-mail: contatosia@yahoo.com.br

Ajuda homens e mulheres que foram vítimas de abuso sexual na infância. Os grupos não são abertos, portanto deve ser feito contato por correspondência. Abuso sexual é, por definição, um comportamento sexual vinculado ao desrespeito ao indivíduo e aos seus limites: carícias no órgão genital, relações sexuais, incesto, estupro, sodomia, exibicionismo e exploração sexual são alguns dos tipos de abuso sexual que as crianças podem sofrer, seja por parte de familiares ou conhecidos, seja por pessoas estranhas.

Diskardec - Atendimento fraterno

Chat Online

Aqui em nosso bate-papo você conversa com um dos voluntários todos os dias. Totalmente sigiloso.

Conheça os horários de atendimento por telefone 
(16) 3630-3232
O que diferencia Procrastinadores Anônimos - PA dos programas de autoajuda que tratam da procrastinação, é que cada vírgula da nossa literatura é baseada na experiência de muitos homens e mulheres comuns, cujos sintomas semelhantes possibilitam que nos recuperemos juntos. Nós nos baseamos no programa e nos princípios de 12 Passos e 12 Tradições de Alcoólicos Anônimos, para tratarmos a nossa procrastinação compulsiva, um dia de cada vez.
Sexólicos Anônimos
 https://www.sabrasil.org/
Sexólicos Anônimos é uma irmandade de homens e mulheres que compartilham sua experiência, força e esperança uns com os outros para resolver seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem.
 
S - Anon International Family Groups

The S-Anon International Family Groups are a worldwide fellowship of the relatives and friends of sexually addicted people.  S-Anon is a Twelve-Step program based on the Twelve Steps and the Twelve Traditions of Alcoholics Anonymous.  S-Anon’s Twelve Concepts of Service provide guidance in serving each other in our business matters.

=====================================

Reunimos nesta página alguns grupos de apoio gratuitos que atendem a diversos tipos de necessidades.

Por favor, fiquem à vontade para sugerir novos grupos gratuitos de ajuda, e ajudem-nos a divulga-los para que cheguem às pessoas em necessidade.


Sugestões podem ser encaminhadas para: regeneracaodobem@gmail.com
RDB


2 comentários:

  1. Ações conjuntas dos trabalhadores Espirituais, que por meio das ações de Homens e Mulheres, exercem valioso auxílio aos nossos irmãos sofridos. os Convidando pela reflexão, o retorno do equilíbrio,no entendimento do Amor e perdão e das situações e superações na jornada da vida.
    Abençoados sejam todos!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, sugestão, etc...