Por amor
Vianna de Carvalho
Embora o culto dos antepassados seja de todos os tempos, encontramos o amor ao corpo, ultrapassando as diretrizes do equilíbrio, imortalizado em monumentos mortuários que têm vencido os séculos.
Entre os egípcios, que acreditavam no retorno da alma, erigiram-se pirâmides fabulosas que guardam, na intimidade, os despojos dos Faraós, cercados de ouro e pertences de valor incalculável.
Embalsamamentos científicos, seguindo rituais sagrados, defendiam as vestes físicas contra os estragos do tempo e a decomposição.
Sarcófagos esculpidos em granito ou fundidos no bronze eram revestidos de lápis-lazúli e ouro, onde se engastavam gemas preciosas para o último repouso da carne devidamente mumificada.
Câmaras mortuárias semelhantes a palácios esplêndidos eram erigidas em toda parte.
Exorcismos complicados e oferendas suntuosas eram dirigidos aos Espíritos, para defenderem os despojos carnais da volúpia dos vampiros do Mundo Espiritual.
E todo um cerimonial complexo e demorado envolvia a memória dos mortos, em nome do amor, retendo-os nas masmorras, escravizados às joias frias e aos metais duros, que não mais lhes valiam de moedas para a aquisição da felicidade.
A História conhece, nesses monumentos arquitetônicos, a narrativa silenciosa dos excessos da emoção afetiva, convertida em paixão e loucura.
Por amor, Artemísia, viúva do rei Mausolo, da Caria, mandou erigir, em Halicarnasso, o túmulo suntuoso que se transformou numa das maravilhas do mundo antigo, dando origem à palavra mausoléu.
Por amor a si mesmo, Asa, rei de Israel, fez construir para os próprios despojos uma colossal tumba na Cidade de Davi.
Superestimando o próprio corpo, em nome do amor, Adriano, rivalizando com a imponência dos túmulos afro-asiáticos, edificou um suntuoso palácio mortuário, às margens do Tibre, hoje denominado castelo de Santo Ângelo.
O Taj-Mahal, erigido perto de Agra, reflete o amor do imperador Xá Kjihan à memória de sua mulher, a sultana Nurmahal, transformando-se no mais formoso edifício da arte muçulmana, que deslumbra o mundo. As cortinas rendadas, em mármore de Carrara esculpido, parecem finos tecidos por onde a luz, coada artisticamente, derrama jatos irisados.
Mesmo em Israel, o país do "Deus Único", as longas estradas guardam as tumbas de muitos de seus profetas.
No Continente Sul-Americano, como nas Américas Central e do Norte, Incas e Astecas edificaram, para os mortos, cidades que constituem ainda mistérios para a Arqueologia, distinguindo-se principalmente os Maias, cujas famosas pirâmides existentes em Mitla, Uxmal e Chicheniza, erigidas para túmulos, são dos mais admirados monumentos do Novo Mundo.
Com Jesus, o triunfador do sepulcro vazio, o panorama se modifica, porém.
Os mártires, dos primeiros séculos de fé, tiveram os corpos guardados em humildes criptas das Necrópoles abandonadas, em que o amor exaltava a vida imperecível, através de dísticos da saudade e da confiança, que ainda hoje sensibilizam.
Todavia, para o próprio Rabi, o Cristianismo, quando se paganizou, construiu igreja adornada de metais preciosos e pedras caras, imortalizando o lugar da Sua sepultura vazia, por Ele abandonada desde a madrugada do terceiro dia, para atestar ser Ele próprio a Ressurreição e a Vida...
E, desde então, novos palácios em formas de mausoléus grandiosos voltaram a ser erigidos, a fim de guardarem as cinzas e o pó dos que partiram...
Com Allan Kardec, que desdobrou as paisagens da vida imortal ao homem atônito do século XIX, a sepultura perdeu o mistério que a envolvia e o amor se libertou da carne para voltar-se em direção do Espírito imperecível.
Não mais homenagens aos despojos, que para nada servem.
Nem obras de arte para glorificar aquele que talvez esteja de volta, novamente, no torvelinho da carne...
Nem perfumes que se transformarão em miasmas.
Nem débeis círios que não clareiam a consciência.
Nem ritos pomposos que não conduzem a fé aos ignotos recessos do espírito...
E por esse motivo que os discípulos da Terceira Revelação, materializando seu amor ao infatigável obreiro que foi Allan Kardec, doaram ao seu corpo no Père-Lachaise o singelo dólmen que, simbolizando o caráter granítico do Codificador, é encimado pelo lapidar conceito: "Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a Lei", expressando que o herói, após a cruenta batalha, ali não mais está.
- Para seguirmos corretamente o espiritismo, devemos submeter todas as mensagens mediúnicas ao crivo duplo de Kardec, sendo eles, a razão e a universalidade.
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