Contrasserviços
Camilo
Há, finalmente, os espíritas exaltados. A espécie humana seria perfeita, se sempre tomasse o lado bom das coisas. Em tudo, o exagero é prejudicial. Em Espiritismo, infunde confiança demasiado cega e frequentemente pueril, no tocante ao mundo invisível, e leva a aceitar-se, com extrema facilidade e sem verificação, aquilo cujo absurdo, ou impossibilidade a reflexão e o exame demonstrariam. O entusiasmo, porém, não reflete, deslumbra. Esta espécie de adeptos é mais nociva do que útil à causa do Espiritismo. São os menos aptos para convencer a quem quer que seja, porque todos, com razão, desconfiam dos julgamentos deles." - (KARDEC, Allan. O livro dos Médiuns, 1ª parte, cap. III, item 28).
Na imensa leva de indivíduos que se acercam do Espiritismo, afirmando-se espiritistas, poucos são aqueles que já se definiram, apoiados nos objetivos radiantes da sua luminosa doutrina.
A maioria ainda se satisfaz com os velhos hábitos do pequeno esforço, admitindo que a sua adesão ao Movimento Espírita significará suspensão dos seus problemas, afastamento das enfermidades, a fim de que viva do mesmo jeito como sempre viveu com um pé no Céu e outro na Terra, ou, o que é pior, com os discursos de espiritualização e as realizações e intenções meramente mundanas.
Para avultado número de pessoas que chegam ao movimento doutrinário, a marca básica de seu caráter é a imutabilidade de sua postura íntima. O Espiritismo é que deverá, nesse caso, ser ajustado aos seus hábitos pessoais, tantas e tantas vezes maus hábitos, para que se digam contentes e satisfeitas.
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Entre os companheiros que se situam nesse contexto de ditos espiritistas, grande quantidade ignora os conceitos basilares espíritas, mas, há outros que se esmeram nas leituras, conhecem vários textos e autores, não para que retirem a orientação feliz para as suas existências, porém, a fim de viverem se digladiando uns com outros a respeito de pontos de vista que, como pontos de vista, estarão sempre firmados nas faixas de maturidade e de conquistas feitas por cada um, sem que, obrigatoriamente, reflitam o real sentido das propostas espíritas.
Desse modo, surgem correntes de ideias com o sabor das concepções filosóficas desse ou daquele. Aparecem conteúdos interpretativos completamente díspares de todo o bom senso, por retratarem as idiossincrasias dos seus elaboradores, mais vaidosos do que reflexivos e lúcidos.
Não foi sem razão que Allan Kardec assinala diversos tipos de espíritas que mais se prestariam a causar prejuízos do que a auxiliarem o processo de expansão do Espiritismo no mundo (KARDEC, Allan. O livro dos Médiuns, 1ª parte, cap. III, item 28).
Muitos, ainda agora, completamente descomprometidos com o conhecimento da mensagem renovadora da Doutrina, andam à cata de fenômenos mediúnicos quaisquer e, quando os encontram, mesmo que medíocres ou de má qualidade, dão vazão ao seu emocionalismo, dando asas à imaginação e exagerando-os, chegando a ridículos que sempre perturbam a marcha do Espiritismo.
Em razão dessa procura insofreável pelos fenômenos, aparecem multiplicados indivíduos que os oferecem, a qualquer preço, com objetivos de lucro material, de prestígio social, de poder sobre pessoas incautas, imaturas ou corrompidas, que pensam poder comprar as coisas dos Céus com os bilhetes ou moedas terrestres. E tudo é feito em nome do Espiritismo...
O Espiritismo para ser grande e vitorioso entre os homens, não necessita desses arranjos; não admite em seus arrazoados o que não se apoie na amadurecida coerência com o equilíbrio, com a disciplina, com o bem geral.
Todos esses que o exploram para obter qualquer tipo de lucro passageiro ou que o mutilam, a fim de se exaltarem, nos processos da sua vaidade, darão conta disso, um dia, sem que lhes faltem, ao redor de seus passos, aqueles mesmos indivíduos aos quais enganaram, explorando-lhes a boa fé ou a credulidade, ou aquelas outras criaturas as quais engodaram e desencaminharam com seus raciocínios imaturos ou falseados, apenas em nome do personalismo que não puderam ou não quiseram deter.
A reencarnação, sem dúvida, mais cedo ou mais tarde, porá tudo em seus devidos lugares, porque o nosso decano é Deus, e Deus é Amor, como bem o definiu o Evangelista João, mas igualmente é Justiça Perfeita, promovendo a harmonia indispensável no Universo.
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O de que carece o Movimento Espirita, em seus labores, é daqueles que se sintonizem com a lógica do pensamento espírita, aprumada nas considerações clarificadoras do Espírito da Verdade, capaz de facear o avanço intelectual terrestre, sem temores, sem tibieza, estabelecendo a inabalável fé, que faz a alma crescer, iluminar-se, libertando-se do cruel pieguismo ou da exaltação neurótica ou, ainda, do anseio de domínio da opinião, quando uma luz mais alto se ergue, a do Cristo, que o Espiritismo alimenta com os óleos da sua celeste inspiração.
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- Para seguirmos corretamente o espiritismo, devemos submeter todas as mensagens mediúnicas ao crivo duplo de Kardec, sendo eles, a razão e a universalidade.
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