Movimentação dos pensamentos
Miramez
Consideremos a nossa mente como um fulcro de forças capaz de servir a alma como fonte da formação de pensamentos que entram e saem com determinada finalidade. Quando educados, podem estabilizar a consciência e fazerem felizes os corações; quando em desequilíbrio criam na mente distúrbios inexplicáveis, porque em cada criatura se modificam as reações dos impulsos inferiores. O pensamento ainda é mistério para os homens, senão para muitos Espíritos desencarnados.
Não devemos nos esquecer de apreciar nossas ideias ao surgirem na nossa mente, para que possamos entender as suas sutilezas, como suas ações e reações em nós mesmos: somos o que pensamos, comemos o que pensamos, bebemos o que pensamos, respiramos o que pensamos... e, por essa linha de conduta, podemos apreciar as outras sequências de ideias.
De tua mente tanto saem pensamentos revestidos pelos teus sentimentos, como entram na engrenagem do teu ser pensamentos exteriores capazes de te inspirar, com as vibrações com que foram criados. Eis que deves observar o que entra em tua casa mental, agregando-se em teu ser, como o ladrão que pode te roubar certas qualidades que, por certo, estás criando ou despertando na tua consciência.
Os pensamentos de fora podem desarticular a tua paz, que vem te custando caro para ser estabilizada. É de bom alvitre descobrir esses agentes do mal que te procuram, encontrando, por vezes, sintonia. Os pensamentos, principalmente os dos Espíritos, que não alcançaram a libertação pela verdade, têm intervalos entre si, espaços esses que podem ser maiores ou menores, de acordo com a elevação da alma. E são nestes intervalos que eles, os pensamentos de fora, entram a nos inspirar, pelo modo com que foram formados; mas, o bom analista sabe e conhece seus filhos mentais, e recusa o inquilino malfeitor. Certamente que pensamentos bons também podem se agregar a nossa mente, pela sintonia de sentimentos; esses são companheiros que aparecem acendendo luzes e são benvindos ao coração. Por esse motivo, devemos saber abrir as portas mentais para os viajantes portadores do amor e da paz.
A obsessão não se faz somente através de ligações com Espíritos desencarnados; pode acontecer por pensamentos-formas, que viajam pelos espaços à procura de ambientes adequados. Estudemos esses princípios, que seremos livres das agressões mentais dos outros que ignoram a verdade. O nosso dever é sedimentar virtudes que nos elevam, firmando na nossa mente a harmonia com Jesus, para que possamos encontrar a felicidade, porque ela não se encontra a distância, nem em outros mundos. A sua verdadeira fonte está dentro da alma à nossa espera, sendo a porta o Cristo e a chave está em nossas mãos.
O querer e a maturidade espiritual criam o fenômeno que se chama glória da alma, ensejo dado por Deus a todas as almas, suas filhas do coração. Os pensamentos que entram e saem de nossas mentes se alojam no lugar em que encontram afinidade e aí permanecem por tempo indeterminado.
Os mentores espirituais, pelos nossos esforços, costumam usar desses pensamentos inquilinos em transformação, de acordo com as necessidades que, natureza requer, para o bem geral. No entanto, precisam do esforço de quem padece a invasão dessas ideias exteriores. Poder-se-ia avaliar quantos pensamentos-formas existem dentro das almas em lutas pela Terra? E como se o céu da consciência fosse invadido pelas aves mentais dos outros, como igualmente as nossas estivessem voando em outras áreas que correspondem às nossas vibrações. São trocas que, por vezes, não compensam.
Comecemos a educar nossos sentimentos, que a ajuda virá para nós de todos os lados, limpando e fazendo limpeza no nosso mundo interno, para que a verdade se apoie no centro da nossa vida, libertando-nos de todas as paixões inferiores, assimilando a vida na pauta da vida maior.
O mundo se encontra povoado pelos pensamentos-formas, cada um com as suas vibrações especificas, correspondendo aos sentimentos pelos quais foram criados e se ajustando nas mentes com as quais sintonizam. Vejamos o cuidado que devemos ter nos impulsos que surgem a todo o momento na nossa mente! Pensemos, nessas horas, em Jesus, orando com sinceridade, para que possamos selecionar sugestões que nos vêm.
O "educar e instruir" da Doutrina dos Espíritos é no sentido de abrirmos as portas mentais, deixando sair pensamentos nobres e fechando-as quando eles não são filhos do Evangelho de Jesus. Que Deus nos abençoe sempre neste esforço.
O nosso dever é sedimentar virtudes que nos elevam, firmando na nossa mente a harmonia com Jesus.
Miramez por João Nunes Maia do livro:
Horizontes da Vida
Curta nossa página no Facebook:
Declaração de Origem
- As mensagens, textos, fotos e vídeos estão todos disponíveis na internet.
- As postagens dão indicação de origem e autoria.
- As imagens contidas no site são apenas ilustrativas e não fazem parte das mensagens e dos livros.
- As frases de personalidades incluídas em alguns textos não fazem parte das publicações, são apenas ilustrativas e incluídas por fazer parte do contexto da mensagem.
- As palavras mais difíceis ou nomes em cor azul em meio ao texto, quando acessados, abrem janela com o seu significado ou breve biografia da pessoa.
- Toda atividade do blog é gratuita e sem fins lucrativos.
- Se você gostou da mensagem e tem possibilidade, adquira o livro ou presenteie alguém, muitas obras beneficentes são mantidas com estes livros.
- Para seguirmos corretamente o espiritismo, devemos submeter todas as mensagens mediúnicas ao crivo duplo de Kardec, sendo eles, a razão e a universalidade.
- Para seguirmos corretamente o espiritismo, devemos submeter todas as mensagens mediúnicas ao crivo duplo de Kardec, sendo eles, a razão e a universalidade.
- Cisão para estudo de acordo com o Art. 46 da Lei de Direitos Autorais - Lei 9610 /98 LDA - Lei nº 9.610 de 19 de Fevereiro de 1998.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, sugestão, etc...