Chico Xavier fala sobre a Fundação da Cidade de São Paulo
Francisco Cândido Xavier
Trecho do discurso feito por Chico Xavier na Câmara de São Paulo em agradecimento ao prêmio de Cidadão Paulistano em 1973.
=================================================
Reprodução do artigo publicado na Folha espírita quando São Paulo completava 450 anos.
Trecho do discurso feito por Chico Xavier na Câmara de São Paulo em agradecimento ao prêmio de Cidadão Paulistano em 1973.
=================================================
Reprodução do artigo publicado na Folha espírita quando São Paulo completava 450 anos.
Padre Manoel da Nóbrega / Emmanuel |
Emmanuel / Manoel da Nóbrega
Nossa querida São Paulo completa, este mês, 450 anos de vida. Como sabemos, a fundação da Metrópole se deu a 25 de Janeiro de 1554 pelo grande benfeitor Manoel da Nóbrega, português que dedicou sua vida ao nosso país.
Mas, nem todos sabem, que Nóbrega foi uma anterior encarnação de Emmanuel, o Mentor Espiritual de Chico Xavier que tanto aprendemos a admirar e reverenciar, informação confirmada pelo próprio Chico.
Emmanuel revelou ter sido o padre Manoel da Nóbrega numa sessão realizada em 1949. Partes da mensagem psicografada diziam: "O trabalho de cristianização, irradiado sob novos aspectos do Brasil, não é novidade para nós... Nos azares e aventuras da terra dadivosa que parecia sem fim, aceitei a sotaina, de novo, e por Padre Nóbrega conheci de perto as angústias dos simples e as aflições dos degredados.
Intentava o sacrifício pessoal para esquecer o fastígio mundano e o desencanto de mim mesmo, todavia, quis o senhor que, desde então, o serviço americano e, muito particularmente, o serviço ao Brasil não me saísse do coração. A tarefa evangelizadora continua. A permuta de nomes não importa. Desde que conheçamos a governança e a tutela de Cristo, o nome de quem ensina ou de quem faz não altera o programa".
Reencarnado na vila portuguesa de Sanfins, em 1517, o padre ficou conhecido como "o primeiro apóstolo do Brasil", para onde veio em 1549. Ele desencarnou em 1570, 16 anos após a fundação de nossa cidade.
Foi ele que estudou e escolheu o local, quem se entendeu com os chefes indígenas Tibiriçá e Caiubi, quem inaugurou ali a catequese e o famoso Colégio, hoje Pátio do Colégio.
A propósito, o historiador paulista Tito Lívio Ferreira certa vez perguntou: "Por que teria Padre Manoel da Nóbrega escolhido esse dia para fundar a cidade de São Paulo dentro de uma Escola, fato ímpar na História do Mundo? Porque 25 de Janeiro é o dia da Conversão do Apóstolo São Paulo. Nesse caso, vemos que foi decisão de Nóbrega homenagear Paulo de Tarso, deliberadamente.
Durante quase que todo o século XX, Emmanuel esteve ao lado de Chico Xavier, orientando e auxiliando na obra que o médium veio realizar, ao ponto do mesmo dizer:
" - Se é que eu tenha que existir, será Chico Xavier/Emmanuel, porque, de mim mesmo, em matéria de edificação espiritual, nada posso subscrever de vez que nosso benfeitor da Vida Maior é que nos supervisiona a organização medianímica. Seria eu mais do que ousado se lhe subtraísse o nome em qualquer expressão construtiva, que nos saísse dos recursos verbais, seja no transe propriamente mediúnico, tanto quanto quaisquer outras circunstâncias. "
Emmanuel foi ainda, ao tempo de Jesus, o senador Públio Lentulus e ao que se sabe, foi a única autoridade que efetuou perfeita descrição do Cristo por tê-lo encontrado pessoalmente. Escreveu de próprio punho uma célebre carta onde descrevia Jesus e as impressões que Ele lhe havia causado, publicada depois em numerosas línguas, e guardada até hoje no Vaticano.
Nossa cidade de S. Paulo tem, portanto, muitas alegrias a comemorar neste dia 25. A dedicação e amor de quem nos fundou há 450 anos, Manoel da Nóbrega, o comprometimento deste mesmo grande Espírito na Evangelização de nosso país até os dias de hoje e ainda o nome que nos designa a existência, que homenageia simplesmente o apóstolo Paulo, amado e respeitado por todos os cristãos como um exemplo de fé. Parabéns, cidade de São Paulo, por seus 450 anos (*) de vida e que tenhamos um belo futuro pela frente!
(*) Nota: Artigo publicado na
Folha Espírita em Jan. 2004.
Declaração de Origem
- As mensagens, textos, fotos e vídeos estão todos disponíveis na internet.
- As postagens dão indicação de origem e autoria.
- As imagens contidas no site são apenas ilustrativas e não fazem parte das mensagens e dos livros.
- As frases de personalidades incluídas em alguns textos não fazem parte das publicações, são apenas ilustrativas e incluídas por fazer parte do contexto da mensagem.
- As palavras mais difíceis ou nomes em cor azul em meio ao texto, quando acessados, abrem janela com o seu significado ou breve biografia da pessoa.
- Toda atividade do blog é gratuita e sem fins lucrativos.
- Se você gostou da mensagem e tem possibilidade, adquira o livro ou presenteie alguém, muitas obras beneficentes são mantidas com estes livros.
- Para seguirmos corretamente o espiritismo, devemos submeter todas as mensagens mediúnicas ao crivo duplo de Kardec, sendo eles, a razão e a universalidade.
- Para seguirmos corretamente o espiritismo, devemos submeter todas as mensagens mediúnicas ao crivo duplo de Kardec, sendo eles, a razão e a universalidade.
- Cisão para estudo de acordo com o Art. 46 da Lei de Direitos Autorais - Lei 9610/98 LDA - Lei nº 9.610 de 19 de Fevereiro de 1998.
- Dúvidas e contatos enviar e-mail para: regeneracaodobem@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, sugestão, etc...