Conciliações errôneas
Faure da Rosa
Escolho de difícil remoção à límpida propagação do Espiritismo, conforme as bases sólidas em que o apresentou o apóstolo Allan Kardec, as reminiscências e condicionamentos do obsoleto culto externo das Religiões do passado, constitui pesada canga a ser arrojada fora dos ombros dos novos adeptos do Cristianismo, ora conduzidos pela incorruptível flama da Nova Revelação.
Aferrados, milenarmente, ao impositivo constritor dos dogmas, subjugados pelas expressões dominadoras da idolatria, arraigados ao formalismo avassalante, submetidos às punições e dádivas decorrentes da usança dos sacramentos, não conseguem, seja por acomodação aos hábitos marcantes, seja por preconceito em face das circunstâncias coercitivas, construir, inteiramente, o sublime culto interno à Divindade, sem o penoso trânsito por entre os escombros das ideias antigas, de que mui dificilmente, lobrigam libertar-se.
Aceitam, com relativa facilidade, o intercâmbio dos Espíritos com os homens, assimilam as diretrizes reencarnacionistas, não sentem qualquer pejo na prática da terapia espírita, adentram-se pelo campo da experimentação mediúnica, no entanto, não se liberam dos elos fortes com que se ligam às reminiscências do passado. Supõem não ser negativa a militância nas duas Doutrinas, experimentando conseguir uma neutralidade especial e particular, mediante a qual, se locomovem de uma para outra situação, satisfeitos em ambas, sem considerarem as contradições que engendram com essa atitude, tendo em vista as realidades de conteúdo filosófico, científico, moral e cristão vigentes naquelas confissões religiosas.
O Espiritismo acima de ser mais uma religião, atirada ao campo competitivo das tradições seitistas encarregadas de produzir sectarismo, proselitismo e toda a gama de males desses comportamentos decorrentes, é a Religião, por excelência.
Doutrina racional, elimina os intermediários entre a criatura e o Criador, facultando maturidade a todo aquele que lhe penetra as nascentes poderosas com sede de saber a verdade. Liberta o homem de todas as crendices, responsabilizando-o, conscientemente, por pensamentos, palavras e atos, graças ao conhecimento lógico das legitimidades da Lei Divina. Comprova a Imortalidade, através da comunicabilidade dos desencarnados e leciona Justiça Excelsa, pela informação dos resultados com que cada espírito se apresenta no ato do intercâmbio, relatando as dores ou as bênçãos em que se demora, após o túmulo. Deixa-se dissecar no campo experimental e sobrevive ao sarcasmo como ao cepticismo proposital dos investigadores malsãos ou dos analistas, sistematicamente adversários à indestrutibilidade da consciência depois do fenômeno da morte física. Filosofa com segura argumentação, ajudando com a preciosa chave da reencarnação, a elucidar todos os enigmas humanos do passado, do presente, marchando, com nobre tranquilidade, ao lado do homem do futuro. Moralizadora, não se converte num frio tratado de conveniências sociais, mas se reveste de elevadas conceituações éticas no que incide, seguramente com o Cristianismo que lhe é pedra angular, tomando Jesus o modelo insuperável do homem integral, que todos ambicionamos um dia ser, começando desde hoje a segui-Lo.
Fácil, transparente, seu contexto é puro, não permitindo enxertos que a tomariam corpo esdrúxulo, nem aceitando apêndices que lhe ofereceriam forma exótica, senão, ridícula.
Combatida, sobrepairou às acusações da perfídia que se ocultava por trás dos interesses escusos e ainda agora, antagonizada pelo totalitarismo de toda natureza, porque construtora de homens lúcidos e livres, é a esperança da melhor Humanidade que já se mobiliza na Terra, integrando-se nas suas fileiras.
Os empeços, todavia, aí estão, a multiplicar-se.
Não foi outro o fantasma que ameaçou o Cristianismo nos seus primeiros séculos, que o perturbou com as fundas mutilações que o marcam, dolorosamente. Haja vista o lamentável processus de afirmação histórica das religiões ditas cristãs, fazendo-se um estudo comparativo entre elas e o Evangelho, seus ministros e templos, com Jesus, seus discípulos e o santuário da Natureza onde viveu e pregou.
Cultivando no homem, mantido, quando possível, em ignorância a respeito dos valores reais da vida, o gosto pelo sobrenatural, espetaculoso, fenomenal, miraculoso, ditas religiões, acorrentaram-no aos ferros da mentira, alimentando-o com os vapores da ilusão com que lhe anestesiaram a razão e lhe amorteceram os sentimentos fazendo que gravitasse, desde então, atoleimado ou fanatizado, em inconsciência, em volta de símbolos litúrgicos, promessas, aparências mas não de Deus, nem da vida.
Ante as luminescências da Revelação Espiritual, esse homem inquieto e supersticioso teima em conciliar questões irreconciliáveis com que pretende, em malabarismos espetaculares, atender a Deus e a Mamon.
Toma-se espírita pela crença mas não adquire consciência pelo estudo que é fator iluminativo nas experiências pessoais.
Admite a fluidoterapia e associa-se à transubstanciação da hóstia em corpo de Deus.
Conhece as leis de causa e efeito, porém, submete-se a este ou aquele sacramento para eliminação de tais ou quais pecados, ou, para a conquista de bênçãos.
Participa das sessões de desobsessão e faz-se membro dos “Cursos de Cristandade”, simultaneamente, a fim de estar bem situado no consenso social da última moda, afirmando manter a consciência em paz, não obstante a ausência da reforma moral de dentro para fora, construindo o homem novo...
Aclimatado às visões tradicionais de santos e arcanjos, transfere para as tarefas espíritas o engodo quanto à possibilidade de estar em comunicação direta com as Entidades Excelsas, ridicularizando, por imprevidência, venerandos nomes, que passam a apresentar ridículas teorias e lamentáveis profecias quanto à hora chamada final...
O Espiritismo, porém, sobreviverá límpido e passará à posteridade, salutar, como nos foi legado pelas “Vozes do Céu” e coligiu Allan Kardec. Os Espíritos da Luz, vigiam, e, no momento próprio, interferem como hão feito sempre, até aqui.
Não nos equivoquemos. Reflitamos pausada, demoradamente, nos labores espirituais que nos cabem desenvolver e, libertando-nos em definitivo das couraças das superstições e dos fetiches religiosos, enderecemos ao Senhor nossos puros pensamentos, nossos atos de elevação, evitando tomarmo-nos “pedras de escândalo” ou espalhar escolhos no caminho por onde seguem os pés ativos dos Seus trabalhadores.
(Luanda, Angola, em 21 de agosto de 1971).
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O Coronel José Augusto FAURE DA ROSA nasceu em Leiria, Portugal, a 16 de novembro de 1879, tendo cursado a Escola do Exército. Foi chefe do Estado Maior do Quartel General do Governo Geral da Índia Portuguesa e exerceu relevantes funções que o notabilizaram. Recebeu inúmeras medalhas pelos serviços prestados à Pátria. Revelou-se excelente escritor, deixando várias Obras de valor. Ao tomar-se espírita, dedicou-se à Doutrina com acendrado amor, tendo sido Presidente da Direção e da Assembleia Geral da Federação Espírita Portuguesa. Dirigiu as Revistas “Espiritismo” e “Mensageiro Espírita”, tendo colaborado eficientemente em “Estudos Psíquicos” que ainda hoje se edita em Lisboa. Dentre as muitas Obras Espíritas deixou: “A Metapsíquica e o Espiritismo à Luz dos Fatos”, “O Além para todas as inteligências”, como diversas comédias que, a seu tempo, foram encenadas no Teatro português. Desencarnou em Lisboa no dia 8 de novembro de 1950.
- Para seguirmos corretamente o espiritismo, devemos submeter todas as mensagens mediúnicas ao crivo duplo de Kardec, sendo eles, a razão e a universalidade.
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