Conhecimento espírita
Vianna de Carvalho
Essa indiferença e frieza com que a falsa cultura desdenha o Espiritismo, sobrepondo-se com presunção que não permite um diálogo, resulta de uma reação proposital dos seus áulicos contra a fé religiosa em qualquer expressão que se apresente.
Desacostumados ao livre exame das propostas espirituais, aqueles crentes de ontem ora não aceitam sequer uma reflexão em torno dos temas que abordam a vida além da vida, porque se refugiaram num cepticismo vigoroso, que os deixa à vontade em matéria de ética moral e religiosa.
Não que se tratem, essas pessoas, de indivíduos levianos ou irresponsáveis. Pelo contrário, dentre eles são encontrados excelentes exemplos de dignidade e realização nobre, como aliás, em todos os campos da ação humana e social. Certamente há aqueles que assim se apresentam por incapacidade de entenderem o conteúdo da Doutrina Espírita. Estagiam numa fase própria do crescimento moral e espiritual, perfeitamente compreensível. Não nos referimos a eles.
Lamentamos, sim, a aparente superioridade que demonstram, colocando-se intelectual e emocionalmente acima dos demais, que são tidos como ingênuos ou ridículos por se aterem ao que eles consideram ultrapassado, que é a vida espiritual!
Ao lado desse comportamento, há um imenso grupo de crentes que se abstêm de conhecer outras linhas de raciocínio religioso, em face da acomodação a que se entregaram, não desejando qualquer responsabilidade nova que os movimente fora dos hábitos de acreditar, embora não vivendo as diretrizes da fé a que se filiaram.
...E grande massa humana transita no Espiritualismo vinculada a tal ou qual corrente que considera superior e única, sem dar-se conta de que a verdade não pertence a grupos, crenças ou greis, pairando acima de todos e manifestando-se de acordo com a capacidade de entendimento e vivência de cada época, igualmente em todos os setores, de forma compatível com as necessidades emocionais e culturais.
Sem embargo, o Espiritismo apresenta-se numa abrangência que merece consideração. Não se atém a qualquer facciosismo, porque busca abrir a mente ao conhecimento geral sobre a vida, suas causas e manifestações, sua finalidade e conduta. Evolve com o pensamento e não se detém em colocação dogmática alguma, desde que os seus postulados básicos são o suporte para futuros desdobramentos que mais segurança propiciem aos seus adeptos.
Perfeitamente racional, se desenvolve com o pensamento lógico, podendo abandonar, por ultrapassado ou sem fundamento, qualquer ponto que a ciência nele comprove equivocado, quando for o caso, já que tal comportamento não lhe afeta a estrutura essencial. Da mesma forma, aceita novos fatos e informações, por ser doutrina aberta às conquistas da inteligência e da ética filosófica.
Como consequência, o militante espírita não teme travar relações com os ensinamentos de outras confissões religiosas ou escolas filosóficas, que servem, não raro, para melhor desenvolver-lhe a compreensão e a vivência da sua crença.
Graças ao permanente intercâmbio com os Espíritos desencarnados e o seu mundo de realidades transcendentes, apura-se-lhe a percepção parafísica da vida, ensejando-lhe uma conduta não apegada às coisas transitórias do mundo, ao mesmo tempo que o impele a valorizar a reencarnação, evitando-lhe uma conduta alienada na organização social onde se encontra para progredir.
A aceitação tranquila e pacífica da justiça divina que se manifesta pelas sucessivas reencarnações, dá-lhe calma diante das vicissitudes e esperança em relação ao futuro, que lhe cabe eleger através das ações que desenvolve, por conhecer que ora sofre o efeito da incúria e da agressividade do passado, sendo-lhe factível trabalhar com os recursos do amor e da dignidade o porvir que enfrentará.
Dilata-lhe a vida, ensejando-lhe a resignação em qualquer circunstância afligente, enquanto lhe acena a perspectiva do próximo reencontro com os que lhe precedem no túmulo, ou com aqueles que ficarão na carne, quando lhe soar a hora da partida. . .
Assim motivado, trabalha pela própria renovação moral e crescimento espiritual, estudando e observando as leis superiores que regem a vida e em cujo contexto se encontra colocado.
A indiferença presunçosa dos negadores sistemáticos não deve magoar nem colocar os vapores do desânimo na psicosfera dos anelos e realizações do trabalhador espírita.
Os que dormem, queiram ou não, despertarão.
Aqueles que negam a vida, jamais fugirão dela, desde que se encontram imersos na sua realidade.
A indiferença é sinal de morbidez, significando a morte dos ideais e a insatisfação disfarçada diante da vida.
Não são felizes, quanto simulam, os que fogem das responsabilidades espirituais.
O riso que muitos estereotipam na face oculta-lhes as dores íntimas e os conflitos que os vergastam.
A reação violenta de uns e a galhofa de outros, dirigidas contra o conteúdo espírita renovador, são-lhes mecanismos de fuga, em razão de haverem sido atingidos e se fazerem descobertos no refúgio onde se supunham inalcançáveis.
A ideia que provoca revide é poderosa e a sua grandeza pode ser medida pela força de que se reveste a reação que produz.
Assim considerando, é lícito prosseguirmos, desencarnados e encarnados, ateando fogo à Terra com as chispas do conhecimento espírita e as chamas do amor cristão, a fim de que se renove a paisagem atual do mundo, propiciando o surgimento de uma mentalidade calcada realmente nos ensinos do Cristo restaurados por Allan Kardec sob a inspiração e diretriz dos espíritos imortais.
Bruxelas, Bélgica, 31.10.1983.
Vianna de Carvalho por Divaldo Franco do livro:
Seara do Bem
Seara do Bem
Curta nossa página no Facebook:
Declaração de Origem
- As mensagens, textos, fotos e vídeos estão todos disponíveis na internet.
- As postagens dão indicação de origem e autoria.
- As imagens contidas no site são apenas ilustrativas e não fazem parte das mensagens e dos livros.
- As frases de personalidades incluídas em alguns textos não fazem parte das publicações, são apenas ilustrativas e incluídas por fazer parte do contexto da mensagem.
- As palavras mais difíceis ou nomes em cor azul em meio ao texto, quando acessados, abrem janela com o seu significado ou breve biografia da pessoa.
- Toda atividade do blog é gratuita e sem fins lucrativos.
- Se você gostou da mensagem e tem possibilidade, adquira o livro ou presenteie alguém, muitas obras beneficentes são mantidas com estes livros.
- Para seguirmos corretamente o espiritismo, devemos submeter todas as mensagens mediúnicas ao crivo duplo de Kardec, sendo eles, a razão e a universalidade.
- Para seguirmos corretamente o espiritismo, devemos submeter todas as mensagens mediúnicas ao crivo duplo de Kardec, sendo eles, a razão e a universalidade.
- Cisão para estudo de acordo com o Art. 46 da Lei de Direitos Autorais - Lei 9610 /98 LDA - Lei nº 9.610 de 19 de Fevereiro de 1998.
- Dúvidas e contatos enviar e-mail para: regeneracaodobem@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, sugestão, etc...