À minha terra
Casimiro de Abreu
Que terno sonho douradoDas minhas horas fagueiras,No recanto das palmeirasDo meu querido Brasil!A vida era um dia lindoNum vergel cheio de flores,Cheio de aroma e esplendoresSob um céu primaveril.
A Infância, um lago tranquiloOnde começa a existência,Onde os cisnes da inocênciaBebem o néctar do amor.A mocidade era um hinoDe melodias suaves,Formadas de trinos de avesE de perfumes de flor.
O dia, manhã ridente,Numa canção de alvorada;A noite toda estreladaApós o doce arrebol;E na, paisagem querida,Os ramos das laranjeirasE das frondosas mangueirasDouradas à luz do Sol!
Oh! que clarão dentro d’alma,Constantemente cismando,O pensamento sonhandoE o coração a cantar,Na delicada harmoniaQue nascia da beleza,Do verde da Natureza,Do verde do lindo mar!
Oh! que poema a existênciaDe infância e de mocidade,De ternura e de saudade,De tristeza e de prazer;Igual a um canto sublime,Como uma estrofe inspiradaNa noite e na madrugada,Na tarde e no amanhecer.
De tudo me lembro e quanto!A transparência dos lagos,As carícias, os afagosE os beijos de minha mãe!Dos trinos dos pintassilgos,Da melodia das fontes,As nuvens nos horizontesPerdidos no azul do além.
Quando eu cruzava as campinas,Sem sombras de sofrimento,Descalço, com o peito ao vento,Num tempo doce e feliz!Os pessegueiros floridos,As frondes cheias de amora,O manto de luz da aurora,Os pios das juritis!
Se a morte aniquila o corpo,Não aniquila a lembrança:Jamais se extingue a esperança,Nunca se extingue o sonhar!E à minha terra querida,Recortada de palmeiras,Espero em horas fagueirasUm dia poder voltar.
Casimiro de Abreu por Chico Xavier do livro:
Parnaso de Além-Túmulo
=============================
Casimiro de Abreu: Poeta fluminense, desencarnou aos 18 de outubro de 1860, na Fazenda de Indaiaçu, no então município de Barra de São João, hoje denominado Casimiro de Abreu, com 21 anos de idade, acometido de tuberculose pulmonar. Figura literária das mais típicas do seu tempo, o autor malogrado de Primaveras ainda aqui se afirma no seu profundo quão suave nativismo lírico. Suas composições possuem “um saboroso estilo colorido, sensível e personalíssimo” — disse Ronald de Carvalho.
=============================
Curta nossa página no Facebook:
Declaração de Origem
- As mensagens, textos, fotos e vídeos estão todos disponíveis na internet.
- As postagens dão indicação de origem e autoria.
- As imagens contidas no site são apenas ilustrativas e não fazem parte das mensagens e dos livros.
- As frases de personalidades incluídas em alguns textos não fazem parte das publicações, são apenas ilustrativas e incluídas por fazer parte do contexto da mensagem.
- As palavras mais difíceis ou nomes em cor azul em meio ao texto, quando acessados, abrem janela com o seu significado ou breve biografia da pessoa.
- Toda atividade do blog é gratuita e sem fins lucrativos.
- Se você gostou da mensagem e tem possibilidade, adquira o livro ou presenteie alguém, muitas obras beneficentes são mantidas com estes livros.
- Para seguirmos corretamente o espiritismo, devemos submeter todas as mensagens mediúnicas ao crivo duplo de Kardec, sendo eles, a razão e a universalidade.
- Para seguirmos corretamente o espiritismo, devemos submeter todas as mensagens mediúnicas ao crivo duplo de Kardec, sendo eles, a razão e a universalidade.
- Cisão para estudo de acordo com o Art. 46 da Lei de Direitos Autorais - Lei 9610 /98 LDA - Lei nº 9.610 de 19 de Fevereiro de 1998.
- Dúvidas e contatos enviar e-mail para: regeneracaodobem@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, sugestão, etc...