segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

Atmosfera Mental

Atmosfera Mental

Roque Jacintho



Raramente o homem pensa, junto do ato de falar.

Em geral, as respostas que fornece às mais diversas indagações de seus semelhantes ou às mais diferentes circunstâncias de sua existência, são inteiramente automáticas, já estavam armazenadas em seu mundo íntimo.

Primeiro fala, depois pensa.

Primeiro age, depois reflete.

Seria dispendioso, senão quase impossível, se a todos os acontecimentos tivesse a criatura de organizar uma sequência de pensamentos, raciocinando mais ou menos demoradamente para, após, externar um ponto de vista ou uma opinião. A própria Natureza, por um mecanismo psíquico todo especial e reconhecido parcialmente pela Ciência, dota a criatura da capacidade de armazenar reações e respostas que, quando requisitadas, são fornecidas por reflexos automáticos.

O tipo de reações desse arquivo milenar, contudo, é constantemente alterado, reformado, melhorado ou, algumas vezes, degenerado, atendendo sempre às preferências de cada um. Há, pois, uma progressão infinita  de nossos comportamentos à medida que evoluímos, correspondendo a uma troca de matrizes internas para o fornecimento de outros tipos de respostas a cada estímulo externo.

Exemplifiquemos.

Uma criança educada erroneamente no sistema de supremacia da força física, recebe a seguinte recomendação de seus pais ou tutores:

— Não traga desaforo para casa!

É levada, portanto, a reagir agressivamente a cada ofensa que receba ou toda vez que se julgar ferida em sua sensibilidade ou em seus valores morais, partindo imediatamente à desforra, a fim de não levar ofensas dentro de si.

Essa matriz permanece-lhe no íntimo.

Uma palavra áspera, um mal-entendido funciona sobre o seu mecanismo qual se lhe pressionassem um botão e a raiva se articula dentro de si e se externa com sua característica de violência.

Contudo, à medida que a criança se torna jovem, e de jovem se faz adulto e de adulto marcha para a senilidade, encontra-se com uma série de circunstâncias frente às quais, embora queira, não pode ou não lhe convém reagir agressivamente. É o patrão que lhe garante o pão de cada dia. O amigo a quem ele respeita. Os parentes a quem ele acata... E sua primitiva filosofia de força cede lugar à tolerância.

O clichê infantil, aí, já sofreu modificações.

E pode mudar-se ainda mais.

Se no curso de sua existência essa criatura admitir em si mesma os princípios renovadores do Evangelho e incorporá-los parcial ou integralmente, ao revés de simples mudanças no clichê mental que lhe ditava o comportamento brutal esse será substituído por completo.

Reconhecerá no ofensor um enfermo da alma, necessitado  de amparo e de assistência, e lhe responderá, ante os gestos de loucura súbita, com um envolvente carinho, uma enorme piedade, uma elevada consideração.

Cada comportamento aprendido corresponde a uma sequência de princípios aceitos, permanecendo irradiante à nossa volta, compondo-nos a atmosfera mental, o hálito espiritual que dimanamos, dinamizando a nossa simpatia ou antipatia que nos faz reconhecidos entre encarnados e nos identifica entre os desencarnados.

Esse clima mental nos individualiza.

E reflete as nossas companhias espirituais.

Para que nos alteemos psiquicamente cumpre-nos a renovação integral de nosso mundo íntimo, substituindo o que não convém e corrigindo o que esteja levemente distorcido. Mas, a reforma é lenta e, embora lenta, realizável, desde que utilizemos a nossa vontade para criar outros tipos de reações e comportamentos ajustados às normas do Espiritismo-Cristão e que assegurarão, por sua vez, companhias espirituais sadias e nobres.

Roque Jacintho do livro:
Desenvolvimento mediúnico

Curta nossa página no Facebook:

Declaração de Origem

- As mensagens, textos, fotos e vídeos estão todos disponíveis na internet.
- As postagens dão indicação de origem e autoria. 
- As imagens contidas no site são apenas ilustrativas e não fazem parte das mensagens e dos livros. 
- As frases de personalidades incluídas em alguns textos não fazem parte das publicações, são apenas ilustrativas e incluídas por fazer parte do contexto da mensagem.
- As palavras mais difíceis ou nomes em cor azul em meio ao texto, quando acessados, abrem janela com o seu significado ou breve biografia da pessoa.
- Toda atividade do blog é gratuita e sem fins lucrativos. 
- Se você gostou da mensagem e tem possibilidade, adquira o livro ou presenteie alguém, muitas obras beneficentes são mantidas com estes livros.

- Para seguirmos corretamente o espiritismo, devemos submeter todas as mensagens mediúnicas ao crivo duplo de Kardec, sendo eles,  a razão e a universalidade.

- Cisão para estudo de acordo com o Art. 46 da Lei de Direitos Autorais - Lei 9610 /98 LDA - Lei nº 9.610 de 19 de Fevereiro de 1998.
- Dúvidas e contatos enviar e-mail para: regeneracaodobem@gmail.com 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão, etc...