sábado, 15 de junho de 2024

“Fiat-lux”

“Fiat-lux”

Vinícius (Pedro Camargo)


"Então disse Jesus: Eu sou a luz do mundo; quem me segue, de modo nenhum andara em trevas; pelo contrario, terá a luz da vida." (Evangelho.)

Há vida espiritual, e há vida animal. Há pão para o corpo, e pão para o espírito. Da mesma sorte, há luz física, e há luz moral. A alma tem órgãos visuais como os tem o corpo.

O homem privado do sentido da vista é cego, como cego também é o homem cujos olhos do espírito estão anuviados, ou ainda se mostram inativos por falta de função.

É tão fácil descobrirmos o cego de luz moral como o cego de  luz física ou material.

O andar de ambos, embora em planos diversos, é o mesmo, ressente-se de idênticos defeitos: é dúbio, incerto, cambaleante. Ambos dão guinadas à direita e à esquerda, ambos tropeçam amiudadas vezes; e, não raro, levam quedas tremendas. Não se dirigem por si, não se orientam livremente, em tudo dependem de alheia direção.

Onde há grande diferença entre as duas categorias de cegueira é nas consequências que delas decorrem.

Os desastres a que se expõem os cegos de espírito são incomparavelmente maiores, de efeitos muitos mais desastrosos e perduráveis.

Se indagarmos, com justeza, a origem dos grandes males que, em suas variadas modalidades, infelicitam os homens, encontramo-los na cegueira moral. A miséria, a enfermidade, o crime, a guerra, a depravação dos costumes encerram problemas que só à luz do espírito podem ser resolvidos, visto como tais flagelos têm suas raízes nas trevas da consciência.

Tudo que se faz, e se tem feito no sentido de debelar aqueles tormentos que perseguem a Humanidade, são paliativos que jamais alcançaram êxito. É necessário acender o lampadário interno, desenvolver as faculdades visuais da alma.

Um apreciado cronista assim se exprime sobre a decadência moral deste século: "A juventude de hoje tem duas preocupações principais, senão absorventes: a do dinheiro e a do prazer, ou apenas a do prazer; pois o mais nisso se resume.

Mil fatos o demonstram: o delírio do luxo; a materialidade chapada dos esportes sem nenhum objetivo elevado; a terrível propagação dos tóxicos; o desaparecimento vertiginoso dos velhos hábitos de urbanidade: a selvajaria dos sentimentos e dos atos em relação às mulheres, atropeladas de todos os lados por uma onda formidável de concupiscência agressiva e de vilanagem brutal..."

Essa trilha tortuosa, acima descrita, por onde se embrenha a mocidade, é o resultado inelutável da cegueira espiritual. Se ela tivesse "olhos de ver", não vaguearia a discrição das paixões, descambando assim pelo declive da corrupção que a degrada e avilta. E não é só a juventude; homens maduros, encanecidos até, dos quais era lícito esperar exemplos edificantes, apresentam-se atacados do mesmo vírus pestilento, da mesma amaurose que de todo inutiliza os órgãos da luz da vida. 

Contudo, o mal não é irremediável. Pode ser curado mediante a restauração do Cristianismo nos corações. Urge fazê-lo quanto antes. Moços e velhos, homens e mulheres devem ser cristianizados. Em tal importa o remédio para a escuridão da alma, porque o Cristianismo é luz.

Há sol material e há sol moral. Um atende às necessidades do animal, outro às necessidades do espírito. Assim como a vida animal está presa às influências do calor, da luz e do magnetismo de um, assim também a vida do espírito está na dependência direta do calor da luz e do magnetismo do outro. Não há higiene física onde os raios solares não penetram livremente. Não há, a seu turno, higiene da alma onde o influxo da moral eterna revelada por Jesus-Cristo não tenha livre e franco acesso.

Jesus é a luz do mundo, é o sol espiritual do nosso orbe. Quem o segue não andará em trevas. Quem o menospreza condena-se à cegueira da alma, essa cegueira capaz de precipitar o homem nos pélagos de insondáveis abismos.

FIAT LUX!

Vinícius (Pedro Camargo) do livro:
Nas pegadas do Mestre

=============================
Nota: Pedro de Camargo, mais conhecido por Vinícius (pseudônimo que adotou e usou por mais de 50 anos), nasceu em Piracicaba (SP) em 7 de maio de 1878. Desde muito jovem abraçou com entusiasmo o Espiritismo, tendo fundado e dirigido em sua terra natal a instituição espírita “Fora da caridade não há salvação”. Por muitos anos presidiu também a “Sociedade de Cultura Artística”, na mesma cidade. Em 1938, mudou-se para a cidade de São Paulo, onde permaneceu até a sua desencarnação em 11 de outubro de 1966. A partir de 1949, desenvolveu, através do rádio, um programa evangélico de grande proveito para os espíritas. Teve participação destacada nos esforços em prol da unificação do Movimento Espírita Brasileiro que culminaria com a criação do Conselho Federativo Nacional (CFN). Colaborou por dezenas de anos com artigos que primavam pela essência altamente doutrinária e evangélica publicados em Reformador. (Trecho extraído do site da FEB)
=============================

Curta nossa página no Facebook:

Declaração de Origem

- As mensagens, textos, fotos e vídeos estão todos disponíveis na internet.
- As postagens dão indicação de origem e autoria. 
- As imagens contidas no site são apenas ilustrativas e não fazem parte das mensagens e dos livros. 
- As frases de personalidades incluídas em alguns textos não fazem parte das publicações, são apenas ilustrativas e incluídas por fazer parte do contexto da mensagem.
- As palavras mais difíceis ou nomes em cor azul em meio ao texto, quando acessados, abrem janela com o seu significado ou breve biografia da pessoa.
- Toda atividade do blog é gratuita e sem fins lucrativos. 
- Se você gostou da mensagem e tem possibilidade, adquira o livro ou presenteie alguém, muitas obras beneficentes são mantidas com estes livros.

- Para seguirmos corretamente o espiritismo, devemos submeter todas as mensagens mediúnicas ao crivo duplo de Kardec, sendo eles,  a razão e a universalidade.

- Cisão para estudo de acordo com o Art. 46 da Lei de Direitos Autorais - Lei 9610 /98 LDA - Lei nº 9.610 de 19 de Fevereiro de 1998.
- Dúvidas e contatos enviar e-mail para: regeneracaodobem@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão, etc...