domingo, 24 de março de 2024

Bem e Mal

Bem e Mal

Joanna de Ângelis



Antigo brocardo africano afirma que a árvore soberana cresce em silêncio, mas, quando tomba, produz ruído.

A evolução moral é um trabalho silencioso de transformação de valores para o uso daqueles que são edificantes.

A construção da virtude resulta do esforço pelo discernimento de tudo quanto produz o bem e o progresso.

Possuindo-se a luz do conhecimento espiritual, o ser é impulsionado a crescer, superando as anfractuosidades morais e purificando a essência interior, que é a sublime herança do Criador.

Todo crescimento íntimo é fundamental, na contínua batalha de superar as más tendências que retêm o Espírito na ignorância, ampliando as possibilidades de iluminação com as conquistas, mínimas que sejam, através do abandono da noite servil da brutalidade para o entendimento da Verdade.

Aspira-se pela felicidade como se fosse algo de fácil aquisição e de manejo mais simples.

Alguns indivíduos agarram-se às coisas que aparentam bem-estar, destaque na comunidade, despertam inveja e paixões. Entretanto, não são poucos aqueles que, possuidores de recursos valiosos, escravizam-se-lhes e passam o tempo no jogo das ilusões materiais, que sempre deixam um grande vazio nos momentos mais significativos da existência.

Quantos seres poderosos de valores que lhe são atribuídos, mas que não os impedem de experimentar as vicissitudes e aflições que fazem parte do processo de crescimento humano?

Por outro lado, quantas outras pessoas com carências de vária ordem, no entanto, ricas de paz de consciência, que se mantêm portando bem-estar e em harmonia?

O bem é esse atributo que a vida concede para que a ordem faculte o equilíbrio em todas as atividades.

Há regiões, nas grandes salinas, nas quais os horizontes dos céus se confundem com as linhas da Terra e a desolação parece companheira da morte, porém, com um encanto muito especial para quem tem olhos de ver.

Desertos inférteis e áridos tremendamente, onde raramente as nuvens vertem lágrimas, como ocorre no Atacama, e a primavera faz que se apresente um festival de flores coloridas e encantadoras, alterando completamente a paisagem triste, que se enriquece de vida e de cor.

E os males consequentes dos fenômenos sísmicos, tais maremotos, terremotos, tsunamis, erupções vulcânicas, que a tudo destroem, com o tempo compõem panoramas especiais e de incomensurável magia...

Tudo, afinal, conduz ao eterno bem.

O mal aparente de agora é o prenúncio de um bem futuro, majestoso e inesperado.

O desafio atual, após vencido, abre-se à visão de bênçãos que estão ao alcance de todos os lutadores.

O bem, de igual maneira, dilata as expressões grandiosas de que se constitui para que a vida estue em canções de memória jamais ultrapassada...

Não te detenha no mal. Trata-se de um teste no teu processo de crescimento na vida.

Abençoa a roseira, mas não amaldiçoes o espinho pontiagudo. 

A sombra também te permite um repouso visual, para uma visão deslumbrante logo surja a claridade. 

*

Ante as tribulações existenciais e os sofrimentos equivocadamente denominados como males, mantém a serenidade e aguarda a Divina Providência, que virá em teu socorro.

O mal real é, sim, aquele que produzes a prejuízo do teu próximo, portanto, da tua vida futura.

Existem, em decorrência, o bem e o mal reais.

Muitas vezes, ações que podem ajudar através dos sofrimentos e da solidão, desencanto e angústia são consideradas um mal, do qual todos se desejam libertar. No entanto, se souberes entender o significado da experiência, transforma-se no bem real, aquele que é verdadeiro e sem jaça.

Desse modo, nem tudo que é agradável num momento e se deseja conquistar é um verdadeiro bem.

De igual maneira, o infortúnio detestado e rejeitado, quando usado com sabedoria, transforma-se num grande bem.

Assim sendo, cresce em silêncio, adquirindo sabedoria para que a existência transcorra feliz. Não é necessário alardear que te encontras em paz, que resolveste os teus problemas, antes, mantém-te jovial e otimista, assim espalhando alegria de viver e de amar.

Nunca maldigas a situação perturbadora, porque não te faculta momentaneamente a aquisição de algo. Antes, agradece tudo que tens alcançado, bens que não enferrujam, os ladrões não roubam e o tempo não gasta.

Necessário aprender-se a bem e a mal sofrer.

Sejam quais forem as circunstâncias, acende a luz da esperança na mente, a alegria do Amor de Deus no coração e aguarda.

Por mais severas sejam as aflições do teu hoje, passarão brindando-te um amanhã radioso.

E, por mais faustoso e rico seja este momento, desfruta-o, sem olvido do dever de ajudar ao teu próximo, porque também passa.

Cresce em sabedoria silenciosa, armazenando bênçãos.

Um pai, possuidor de muitos bens, tinha dois filhos.

Sentindo a aproximação da morte, desejou saber qual dos dois era mais sábio, a fim de administrar os bens.

Chamou-os, explicou a situação e disse-lhes: - Tenho dois cômodos vazios. Gostaria de pedir-lhes para que os enchessem ao máximo, com a maior economia possível. Aquele que o fizer melhor será o administrador dos bens, além de herdeiro da sua parte.

No momento azado, o filho mais jovem chamou o pai e apresentou-lhe o espaço totalmente cheio com um mínimo de despesa, pois que o repletara com feno.

O mais velho, por sua vez, apresentou ao pai o outro cômodo iluminado com apenas uma lâmpada acesa.

Comovido, o genitor disse-lhes: - Tu - apontou para o primeiro - encheste todo o espaço com sombra, enquanto ele o encheu de luz.

Ao segundo deixou a administração.

Jesus é a luz do mundo.

Todo mal que te chegue transfere em bem, e todo o bem que alcances, envolve-o em luz.

Joanna de Ângelis por Divaldo Franco do livro:
Vida Plena

Curta nossa página no Facebook:

Declaração de Origem

- As mensagens, textos, fotos e vídeos estão todos disponíveis na internet.
- As postagens dão indicação de origem e autoria. 
- As imagens contidas no site são apenas ilustrativas e não fazem parte das mensagens e dos livros. 
- As frases de personalidades incluídas em alguns textos não fazem parte das publicações, são apenas ilustrativas e incluídas por fazer parte do contexto da mensagem.
- As palavras mais difíceis ou nomes em cor azul em meio ao texto, quando acessados, abrem janela com o seu significado ou breve biografia da pessoa.
- Toda atividade do blog é gratuita e sem fins lucrativos. 
- Se você gostou da mensagem e tem possibilidade, adquira o livro ou presenteie alguém, muitas obras beneficentes são mantidas com estes livros.

- Para seguirmos corretamente o espiritismo, devemos submeter todas as mensagens mediúnicas ao crivo duplo de Kardec, sendo eles,  a razão e a universalidade.

- Cisão para estudo de acordo com o Art. 46 da Lei de Direitos Autorais - Lei 9610 /98 LDA - Lei nº 9.610 de 19 de Fevereiro de 1998.
- Dúvidas e contatos enviar e-mail para: regeneracaodobem@gmail.com 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão, etc...