quinta-feira, 13 de abril de 2023

Momento-agora

Momento-agora

Joanna de Ângelis


O atual comportamento social do homem é resultado de pressões, medos, heranças ancestrais, paixões, que ele disfarça sob a máscara da educação convencional.

Estabelecidos os padrões das conveniências pessoais, a criatura transita sob a imposição das atitudes externas, não raro opostas à sua realidade interior.

Modelos adrede fabricados são propostos como ideais, formando grupos iguais na aparência, em graves conflitos internos que os esfacelam a pouco e pouco.

Assumem-se posições e aceitam-se condutas mesmistas, de acordo com a moda nos seus ditames caprichosos e apressados, que descaracterizam o ser imprimindo-lhe rótulos e formas que nada têm a ver com o eu legítimo de cada um.

Personalidades enfermas, graças à extravagância das ideias que as tornam agressivas e originais, por medo ou revolta, por incapacidade de se ajustarem ao meio ambiente ou por desequilíbrio psicológico, são erguidas ao pódio da glória, inspirando subtipos emocionais que as seguem, as imitam e se exaurem, sucedidos por novos biótipos, cada vez mais chocantes, na incessante disputa pela conquista de espaço e admiração.

O indivíduo, em consequência, se consome na massa, no volume que se movimenta e age na mesma faixa de identificação.

O resultado se apresenta como aturdimento geral, desequilíbrio, alucinação desenfreada.

* * *

Este, porém, é o momento do autoexame, do autodescobrimento, da própria identificação com a vida e sua realidade estrutural.

Não sendo a existência corporal mais do que um período entre o berço e o túmulo, é necessário que o homem se interrogue a respeito do antes e do depois da experiência biológica.

Desenvolvendo-se a vida num cronograma que independe da vontade humana, esta lhe dá rumo de paz ou conflito de acordo com a utilização que dela se faz.

Eis por que a consciência lúcida a respeito do existir deve ser conseguida no mais breve tempo, a fim de melhor aproveitá-lo.

E isto é possível através da claridade espírita, que elucida as interrogações que predominam na consciência levando o homem ao encontro dos objetivos relevantes.

* * *

Se ainda não pensaste na morte nem na vida, e segues carregado pelas ocorrências, já é tempo de assumires o comando da tua existência.

Se sabes como conduzir-te e ainda não o logras, chega o instante de fazê-lo.

O momento é agora, que não deves postergar, aproveitando-o com sabedoria.

Medita antes de agir, de modo que a ação se faça correta e não a tenhas que reparar depois.

Liberta-te do mesmismo geral e desvela-te, dando campo à expansão dos teus valores altruístas e nobres, asfixiados ainda pelas circunstâncias adversas.

Desintoxicando a consciência mediante a terapia da oração, ampliarás os horizontes para os ideais do bem crescendo em sabedoria e amor para atingires a meta que está à frente e para cujo desiderato renasceste.

Joanna de Ângelis por Divaldo Franco do livro:
Luz da Esperança

Curta nossa página no Facebook:

Declaração de Origem

- As mensagens, textos, fotos e vídeos estão todos disponíveis na internet.
- As postagens dão indicação de origem e autoria. 
- As imagens contidas no site são apenas ilustrativas e não fazem parte das mensagens e dos livros. 
- As frases de personalidades incluídas em alguns textos não fazem parte das publicações, são apenas ilustrativas e incluídas por fazer parte do contexto da mensagem.
- As palavras mais difíceis ou nomes em cor azul em meio ao texto, quando acessados, abrem janela com o seu significado ou breve biografia da pessoa.
- Toda atividade do blog é gratuita e sem fins lucrativos. 
- Se você gostou da mensagem e tem possibilidade, adquira o livro ou presenteie alguém, muitas obras beneficentes são mantidas com estes livros.

- Para seguirmos corretamente o espiritismo, devemos submeter todas as mensagens mediúnicas ao crivo duplo de Kardec, sendo eles,  a razão e a universalidade.

- Cisão para estudo de acordo com o Art. 46 da Lei de Direitos Autorais - Lei 9610/98 LDA - Lei nº 9.610 de 19 de Fevereiro de 1998.
- Dúvidas e contatos enviar e-mail para: regeneracaodobem@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão, etc...