segunda-feira, 31 de outubro de 2022

O Espírita e a Letra

O Espírita e a Letra

Camilo


"As reuniões de estudo são, além disso, de imensa utilidade para os médiuns de manifestações inteligentes, para aqueles, sobretudo, que seriamente desejam a- perfeiçoar-se e que a elas não comparecem dominados por tola presunção de infalibilidade." (Kardec, Allan - O Livro dos Médiuns, 2ª parte, cap. XXIX, item 329.)

Não são poucas as vezes em que inúmeros companheiros que se aproximam do Espiritismo, ou mesmo muitos que já se acham às suas hostes vinculados, há tempo, lastimam-se do teor literário das obras espíritas. Afirmam que toma-se difícil penetrar-lhes o conteúdo teórico, em virtude da sua complexidade vocabular.

Asseveram que as páginas, ditadas pelos Mensageiros da Imortalidade são quase sempre herméticas, e que, por isso, o estudo do Espiritismo toma-se deveras cansativo. Justificam que é mais fácil ouvir palestras diversas ou assimilar as informações das experiências mediúnicas, que pontilham aqui e ali, sem que se submetam a tantas exigências intelectuais.

Com toda a compreensão que nos merecem os que pensam de diversificados modos, temos o dever de alinhar alguns pensamentos que possam despertar a muitos irmãos do letargo da insossa desculpa, que lhes ocasiona paralisia da razão, quando passam todo o tempo tentando engodar a si mesmos, perdendo o precioso tempo da reencarnação, como se todos devessem estar em erro, a fim de que eles acertassem, sozinhos.

Que faz o aluno das ciências médicas, à frente dos termos técnicos e específicos, que são a base da teoria dos seus estudos?

Como age o acadêmico das ciências jurídicas, perante códigos, legislações e jurisprudências, de diversos autores, e no trato das expressões latinas que dão consistência e moldura, ao mesmo tempo, aos estudos do Direito?

De que modo se comporta o candidato a biólogo, que deverá penetrar os conceitos múltiplos das luxuriantes fitologia e zoologia, e tantas outras partes, com seus grupos, famílias e espécies, cujos termos oficiais são expressos na imponente língua do antigo Lácio?

Imaginemos se cada discípulo de tais ciências se detivesse à porta das Universidades ou se assentasse nas salas de aula, reclamando das dificuldades ou condenando os cursos que lhe exijam disposição e labor para que consiga o devido aproveitamento!... Não teríamos, é certo, os eminentes esculápios, os distintos advogados e os dignos juristas, tampouco os excelentes biólogos, que honorificam o saber universal.

E poderíamos tomar os exemplos de todas as demais ciências, filosofias e artes, para o mesmo propósito.

O Espiritismo, na sua feição de doutrina da razão, convida àqueles que se aproximam dos seus circuitos ou que mourejam em seus campos, a um mergulho no oceano dos pensamentos superiores, que são expressos com nobreza de forma e elegância vocabular, valorizando a todos quantos apreciam o próprio crescimento.

Sem apologiarmos o pedantismo, nem os gongorismos, que comumente dizem pouco e perturbam a textura verbal, participamos da convicção de que o Espiritismo é, igualmente, seara de instrução intelectual, ao mesmo tempo em que se faz messe de evolução moral, a exprimir-se no "amai-vos e instruí-vos", consoante os termos do Espírito da Verdade.

Não será difícil entender que muitas criaturas sentem bloqueios enormes para penetrarem certos textos dos ensinos espíritas, como os sentirão diante de outros textos quaisquer que não lhes sejam da vivência intelectual comum.

Os que carecem da alfabetização não penetrarão os conteúdos escritos bem elaborados, como não decifrarão os textos mais simples, exigindo que, ante a impossibilidade de serem instruídos em tempo hábil, os mais ilustrados e capazes lhes distendam a luz do necessário esclarecimento.

É preciso, porém, não desdenhar o dicionário, nem a pergunta digna sobre o que não se entende devidamente.

O hábito de ler e de estudar, o carinho e o desvelo para com o livro enobrecido e o esforço sincero para com o autocrescimento, eliminarão, aos poucos, as deficiências que imponham obstáculos, muitas vezes vistos como intransponíveis.

Nenhuma mensagem nobre é expressa de maneira chula, uma vez que a simplicidade não pactua com o desleixo, tampouco costuma nivelar pelo ponto mais inferior.

Hemos de crescer como alunos da grande Universidade do Espírito, que somos todos, perante as lições que, compreendidas, nos permitirão acesso tranquilo às praias venturosas do Infinito, desde a vida material.

Estuda, assim, com interesse, os textos da veneranda Doutrina. Usa, com maior frequência, o léxico, e aproveita o ensejo que te dá o Criador de amar e evoluir, desenvolvendo teu patrimônio intelectual, enquanto avanças na sabedoria espiritual.

Camilo por J. Raul Teixeira do livro:
Correnteza de Luz
Nota do autor:
Gongorismo - exageração de ornatos que se introduziu na literatura espanhola como imitação do estilo do poesia espanhol Gôngora (1561- 1627), e que consiste em trocadilhos, metáforas e pensamento demasiadamente afetados.
Curta nossa página no Facebook:

Declaração de Origem

- As mensagens, textos, fotos e vídeos estão todos disponíveis na internet.
- As postagens dão indicação de origem e autoria. 
- As imagens contidas no site são apenas ilustrativas e não fazem parte das mensagens e dos livros. 
- As frases de personalidades incluídas em alguns textos não fazem parte das publicações, são apenas ilustrativas e incluídas por fazer parte do contexto da mensagem.
- As palavras mais difíceis ou nomes em cor azul em meio ao texto, quando acessados, abrem janela com o seu significado ou breve biografia da pessoa.
- Toda atividade do blog é gratuita e sem fins lucrativos. 
- Se você gostou da mensagem e tem possibilidade, adquira o livro ou presenteie alguém, muitas obras beneficentes são mantidas com estes livros.

- Para seguirmos corretamente o espiritismo, devemos submeter todas as mensagens mediúnicas ao crivo duplo de Kardec, sendo eles,  a razão e a universalidade.

- Cisão para estudo de acordo com o Art. 46 da Lei de Direitos Autorais - Lei 9610 /98 LDA - Lei nº 9.610 de 19 de Fevereiro de 1998.
- Dúvidas e contatos enviar e-mail para: regeneracaodobem@gmail.com 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão, etc...