terça-feira, 25 de outubro de 2022

É preciso aprender

É preciso aprender

Camilo


"A instrução espírita não abrange apenas o ensinamento moral que os Espíritos dão, mas também o estudo dos fatos. Incumbe-lhe a teoria de todos os fenômenos, a pesquisa das causas, a comprovação do que é possível e do que não o é; em suma, a observação de tudo o que possa contribuir para o avanço da ciência." (Kardec, Allan - O Livro dos Médiuns, 2ª parte, cap. XXIX, item 328).
Na convivência diária com grande número de operários do bem, constatamos, com relativa preocupação, o quanto se tem tornado difícil, problemático mesmo, o esforço de alguns abnegados para realizarem a tarefa da instrução.

Mesmo estando ajustados aos trabalhos nobilitantes de respeitáveis estabelecimentos da fé, muitos irmãos se mantêm um tanto bloqueados para o aprendizado, como se fugissem de ampliar conhecimentos, num misto de pertinaz indiferença, rebeldia ou mesmo negligência.

Certas almas se vinculam muito bem aos trabalhos práticos do Espiritismo, admiram sessões e vibram com as consultas aos Espíritos comunicantes. Entretanto, não se associam com seriedade e disposição ao labor dos que desenvolvem os estudos na Instituição.

Vários outros, quando aceitam, relutantes, presenciar as reuniões para análise dos temas da vida à luz do Consolador, entregam-se, sem reação positiva, ao sono traiçoeiro e hipnotizante que, muitas vezes, expressa o poder de deletérias artimanhas dos que, invisíveis, pretendem mantê-los na ignorância, de cuja situação tiram partido em tempo próprio.

Diversos afirmam sentir-se muito bem no labor assistencial. Alimentos, vestuários, medicação, saem por suas mãos entretendo a caridade da doação, sem dúvida importante. Todavia, não operam a caridade em favor de si mesmos, curtindo declarado desinteresse pelo aprendizado que lhes fortificaria a crença, nos setores de serviço onde atuam.

O tempo que passa é tempo de inabordável importância para o crescimento da alma no Planeta.

Se, por um lado, encontramos muitos conhecedores das verdades espíritas agindo de modo inconveniente, não podemos ignorar o quanto se aturdem e se enredam os que jazem nas peias do desconhecimento.

Nunca será demais estudar.

Aquele que não foi alfabetizado, aprende ouvindo, interrogando, participando, servindo. Aos que têm os olhos toldados pela cegueira, depara-se uma série de irmãos de boa-vontade que se põem nas conversões ao Braille, em nome da fraternidade. Surdos-mudos conhecem, hoje, um pequeno exército de abnegados que se aplicam ao ministério da linguagem semiográfica, diminuindo ou anulando as sombras da ignorância.

Não pode haver maior júbilo para os seres do que a honra de poder saber, por meio da aprendizagem oportuna, vivendo melhor, cooperando melhor com a Divindade.

Irmãos e irmãs, que foram felicitados com a luz do Espiritismo nas próprias vidas, urge o tempo, é hora de nos aplicarmos ao estudo, a fim de que a alegria que já é sentida nos diversos afazeres, mesmo que falte o necessário saber, possa ampliar-se ao infinito, com a consciência das suas razões, que o conhecimento das arrebatadoras lições da Doutrina Espírita é capaz de proporcionar. Servidores atentos, que desejamos ser, dessa Mensagem que se faz manancial e farol, orientando e libertando, dirijamos a nossa visão e o nosso entendimento para o seu conteúdo excelente.

É preciso aprender!

Camilo por J. Raul Teixeira do livro:
Correnteza de Luz

Curta nossa página no Facebook:

Declaração de Origem

- As mensagens, textos, fotos e vídeos estão todos disponíveis na internet.
- As postagens dão indicação de origem e autoria. 
- As imagens contidas no site são apenas ilustrativas e não fazem parte das mensagens e dos livros. 
- As frases de personalidades incluídas em alguns textos não fazem parte das publicações, são apenas ilustrativas e incluídas por fazer parte do contexto da mensagem.
- As palavras mais difíceis ou nomes em cor azul em meio ao texto, quando acessados, abrem janela com o seu significado ou breve biografia da pessoa.
- Toda atividade do blog é gratuita e sem fins lucrativos. 
- Se você gostou da mensagem e tem possibilidade, adquira o livro ou presenteie alguém, muitas obras beneficentes são mantidas com estes livros.

- Para seguirmos corretamente o espiritismo, devemos submeter todas as mensagens mediúnicas ao crivo duplo de Kardec, sendo eles,  a razão e a universalidade.

- Cisão para estudo de acordo com o Art. 46 da Lei de Direitos Autorais - Lei 9610 /98 LDA - Lei nº 9.610 de 19 de Fevereiro de 1998.
- Dúvidas e contatos enviar e-mail para: regeneracaodobem@gmail.com 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão, etc...