As forças do sexo variam de pessoa para pessoa, desde a manifestação rudimentar do instinto, até a sublimação integral da individualidade, nas regiões da espiritualidade pura.
A continência sexual pode ser o estado natural do organismo quando a criatura canaliza as próprias forças para setores de atividade criativa. Assim, é possível alcançar-se a desnecessidade de todo exercício das energias genésicas para ambos os sexos, o que suscitará, invariavelmente, um estado de tensão psíquica que exige exaustão controlada, através de ocupações produtivas, físicas ou morais, com base na disciplina, a fim de que a criatura não colha desequilíbrios decorrentes dessa conduta.
A abstinência do sexo, por isso, não é aconselhável para todos, do mesmo modo que não o é a abstinência da refeição carnívora, atentos quanto devemos estar ao degrau de aprendizado de cada um.
Realmente, sem o uso de excitantes genésicos e alimentares, podem-se transformar as energias musculares em energias nervosas, melhorando o rendimento espiritual da existência. Engana-se, contudo, quem julgar que, em se abstendo inconsideradamente das forças referidas, quando trazidos pelas circunstâncias ao aproveitamento delas, estará a salvo de conflitos, porque os lances do aperfeiçoamento não se realizam num dia ou numa só existência terrestre.
Se a pessoa está situada na experiência sexual, pode honrar a Natureza sem descer à animalidade. Pureza e não puritanismo. Equilíbrio e não extremismo. Fidelidade e não dissolução. Respeito à afeição mútua entre duas almas e não desregramento.
Ao lado de tais apreciações, cumpre anotar-se que há individualidades na Terra em regime de jejum emotivo ou frustração sexual temporária, a pedido delas mesmas, antes da reencarnação, não lhes cabendo abreviar as provas indispensáveis, a título de entrarem nas atividades normais do mundo orgânico, de vez que só a paciência na corrigenda lenta e gradual dos próprios desvios sentimentais lhes assegurará a felicidade que desejam.
Semelhante consideração é inevitável no exame de todas as questões sexuais, à luz do Espiritismo, para que não venhamos favorecer devassidão ou licença em nome de uma Doutrina instalada na Terra para restaurar a dignidade humana, conforme os preceitos de Jesus Cristo.
Falamos notadamente para todos aqueles irmãos que foram conduzidos ao lar ou aos compromissos de ordem afetiva, estejam eles na paternidade ou na maternidade, nas obras especializadas a benefício da coletividade ou nas provas regenerativas que surgem na trilha humana. Aceitando obrigações de sustento recíproco, na esfera da harmonização sexual, não dispõem do direito de abandonar os companheiros ou companheiras, sem o pão do estímulo psíquico que lhes garante a euforia e lhes tonifica as forças, sob o pretexto de nobilitação em virtudes carentes de base por manifestadas em diretrizes inconvenientes e prematuras, na condição evolutiva em que se encontram.
Meditemos no realismo do nosso estudo, porquanto muitos irmãos da Humanidade, além de adotarem esse comportamento deplorável, lesando almas dignas que lhes merecem a afeição, se desvairam também à procura de companhias e parceiros outros de novidade emotiva, interrompendo serviços absolutamente imprescindíveis para eles no quadro da reencarnação, com a desculpa de haverem encontrado afinidades queridas do passado ou Espíritos eleitos pelo destino, fantasiando aventuras perniciosas com o rótulo de conquistas superiores que ainda não fizeram por merecer.
Maia de Lacerda por Waldo Vieira do livro:
Seareiros de Volta
Declaração de Origem
- As mensagens, textos, fotos e vídeos estão todos disponíveis na internet.
- As postagens dão indicação de origem e autoria.
- As imagens contidas no site são apenas ilustrativas e não fazem parte das mensagens e dos livros.
- As frases de personalidades incluídas em alguns textos não fazem parte das publicações, são apenas ilustrativas e incluídas por fazer parte do contexto da mensagem.
- As palavras mais difíceis ou nomes em cor azul em meio ao texto, quando acessados, abrem janela com o seu significado ou breve biografia da pessoa.
- Toda atividade do blog é gratuita e sem fins lucrativos.
- Se você gostou da mensagem e tem possibilidade, adquira o livro ou presenteie alguém, muitas obras beneficentes são mantidas com estes livros.
- Para seguirmos corretamente o espiritismo, devemos submeter todas as mensagens mediúnicas ao crivo duplo de Kardec, sendo eles, a razão e a universalidade.
- Para seguirmos corretamente o espiritismo, devemos submeter todas as mensagens mediúnicas ao crivo duplo de Kardec, sendo eles, a razão e a universalidade.
- Cisão para estudo de acordo com o Art. 46 da Lei de Direitos Autorais - Lei 9610 /98 LDA - Lei nº 9.610 de 19 de Fevereiro de 1998.
- Dúvidas e contatos enviar e-mail para: regeneracaodobem@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, sugestão, etc...