A guerra (Em torno da guerra)
Emmanuel
A guerra será um desequilíbrio determinado por Deus?
Em hipótese alguma. Deus poderia ser considerado como autor de desequilíbrios, quando constitui para nós outros a Harmonia Suprema?
O flagelo da destruição representa o mais alto desequilíbrio dos homens. Constituem seus instintos ferozes desencadeados, sua criminosa indiferença para com os poderes Eternos, a resultante da tirania de suas leis.
Busquemos figurar a solução para entendimento mais vasto.
O planeta é uma grande escola onde o espírito humano efetua um curso de aperfeiçoamento. O Senhor do Universo permite que os alunos organizem os regulamentos do enorme educandário, à sombra de Suas Leis inelutáveis. Eis que os discípulos se revoltam, disputam hegemonias injustificáveis, encarceram-se em suas concepções absurdas no capítulo da política, da filosofia, da religião. Surgem os atritos imensos. Depois do império da ambição, é o império da morte.
Quem poderia atribuir a Deus a desarmonia destruidora?
Contra os que ousassem afirmá-lo, teremos a visão permanente das Leis Eternas, junto às quais Deus não permitiu a intervenção dos filhos inquietos. Por mais que as nações se empenhem os embates sangrentos, o sol continuará prestando benefícios a todos, indistintamente; o frio e a chuva chegarão a seu tempo, flores e frutos surgirão ao lado das batalhas. Ainda que todos os milhões de alunos da grande escola marchassem uns contra os outros, ela continuaria equilibrada para todos, oferecendo a sagrada oportunidade que os discípulos ainda não chegaram a compreender. Vede, pois, a grande leviandade dos que ousam atribuir a Deus o movimento de incompreensão e ignorância das criaturas.
Poderíamos saber qual a nação que sairá vencedora do atual conflito europeu?
Nenhum amigo ponderado dos homens, dos círculos de nossa Esfera espiritual, poderia opinar numa interrogação como essa.
Entretanto, como todo ensejo deve ser aproveitado para o bem, perguntamos de nossa parte: Onde encontraríamos o vencedor entre tantas desolações e ruínas?
Terminado o movimento, deveria haver na Terra um grande silêncio. O único triunfador seria Jesus Cristo, sem cujo fundamento de vida e verdade todos os protestos dos homens são inúteis.
O espetáculo é por demais doloroso para que se reflita em cânticos de vitória. Há corações maternos despedaçados, famílias dispersas, crianças que choram de fome, lares que se destroem sob tempestades de fogo. Nas cidades bombardeadas, a dor se sobrepõe às esperanças. O sangue é uma ironia para o despotismo, a morte vagueia sobre a miséria das ruínas fumegantes e pergunta onde se encontra o espaço vital.
Os homens podem invocar o caráter sagrado dos princípios. Mas todos os princípios generosos do mundo vieram do Cristo. A criatura não poderá se gloriar de si própria. Por descuidarem da defesa desses patrimônios que Jesus lhes outorgou, eis que os homens movimentam a carreira das batalhas sangrentas, mobilizam canhões homicidas e semeiam carnificina e destruição.
Quando cair o último soldado, Jesus contemplará o campo ensopado de lágrimas e sangue, e chamando os contendores perguntará, com justiça:
“Onde se encontra o vencedor?”
Emmanuel por Chico Xavier do livro:
Brilhantes no Caminho / Revista Reformador Ago. 1978.
Consta do original que a mensagem trata de questões respondidas por Emmanuel, publicadas em 1942 na revista O Revelador, de São Paulo, capital.
Declaração de Origem
- As mensagens, textos, fotos e vídeos estão todos disponíveis na internet.
- As postagens dão indicação de origem e autoria.
- As imagens contidas no site são apenas ilustrativas e não fazem parte das mensagens e dos livros.
- As frases de personalidades incluídas em alguns textos não fazem parte das publicações, são apenas ilustrativas e incluídas por fazer parte do contexto da mensagem.
- As palavras mais difíceis ou nomes em cor azul em meio ao texto, quando acessados, abrem janela com o seu significado ou breve biografia da pessoa.
- Toda atividade do blog é gratuita e sem fins lucrativos.
- Se você gostou da mensagem e tem possibilidade, adquira o livro ou presenteie alguém, muitas obras beneficentes são mantidas com estes livros.
- Para seguirmos corretamente o espiritismo, devemos submeter todas as mensagens mediúnicas ao crivo duplo de Kardec, sendo eles, a razão e a universalidade.
- Para seguirmos corretamente o espiritismo, devemos submeter todas as mensagens mediúnicas ao crivo duplo de Kardec, sendo eles, a razão e a universalidade.
- Cisão para estudo de acordo com o Art. 46 da Lei de Direitos Autorais - Lei 9610 /98 LDA - Lei nº 9.610 de 19 de Fevereiro de 1998.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, sugestão, etc...