segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Informática

Informática

Vianna de Carvalho





169) A velocidade do desenvolvimento da indústria da Informática ameaça, de alguma sorte, as estruturas do poder vigente?
O desenvolvimento da indústria da Informática de forma alguma perturbará as estruturas do poder vigente. Antes possibilita maior conhecimento das ocorrências do dia a dia, facultando um melhor controle dos abusos e desaires. Graças a essas conquistas, as pessoas permanecerão mais bem informadas, inclusive, sobre as suas responsabilidades, direitos e deveres, diminuindo a ignorância em tomo da própria cidadania.
Naturalmente, os governos totalitários poderão exercer maior pressão sobre as massas, amargurando-as e controlando-as. Por sua vez, também poderão tomar-se vítimas das suas próprias artimanhas.
O desenvolvimento tecnológico, quando orientado dignamente, sempre oferece à Humanidade as bênçãos do progresso, da cultura e da civilização.

170) A Tecnologia através do computador, da multimídia, da Internet - dando acesso imediato a todos os bancos de dados e troca de informações em qualquer parte do mundo - não nos estará dando a visão próxima de um mundo sem Escolas e sem professores?
Haverá sempre a necessidade de Escolas, cada vez mais amplas e belas nos seus aspectos de cultura e de moralidade. O contato humano, o intercâmbio de experiências e de emoções com as criaturas serão sempre fundamentais para o desenvolvimento do ser em formação. A multimídia poderá facilitar a aprendizagem, ampliar a capacidade de conhecimentos, proporcionar comodidades culturais, no entanto, a Escola será sempre o Laboratório vivo de atividades e convívio dos seres humanos, onde se haurirá a sabedoria dos professores nas lições ministradas, mas também na convivência saudável e orientadora, que as máquinas, por mais perfeitas, pelo fato de não possuírem alma nem calor humano, jamais poderão substituir.

171) A Home School, as compras on-line, missas, cultos, sexo via Internet, não estarão evidenciando um comportamento socialmente doente? Estarão criando uma geração de indivíduos neuróticos e solitários cuja vida se restringirá a uma tela de computador?
O grande pensador francês Anatole France afirmou que o homem, submetido por muito tempo a qualquer tipo de sujeição, quando se liberta permite-se exageros extremos, que o levam depois de volta ao equilíbrio, à conduta ideal. Anuímos com o eminente escritor, porquanto, tentando fugir da violência e do desamor que predominam na conduta atual, as criaturas, em nome da preservação da vida e em busca de segurança, passaram a tentar viver em ilhas de solidão, tendo, porém, o mundo da tecnologia a que se acostumaram, ao alcance de um controle remoto, de um computador de última geração.
A solidão, todavia, é antinatural, e o indivíduo foge para Clubes exclusivos, praias também próprias, recreações de alto nível e preço, sendo, mesmo aí, vítima de si e de outros companheiros portadores de transtornos neuróticos e comportamentais, que não se encontram apenas nas ruas, sendo uma problemática estrutural da personalidade, em outras palavras, do Espírito enfermo... Ver-se-á, como efeito, induzido a romper as muralhas do isolacionismo e voltar à convivência social ampla, fraternal, sem distâncias, trabalhando-se interiormente, de modo a arrancar as raízes do mal, que se encravaram nas estruturas profundas do seu ser.
Esse comportamento que se amplia, enfermo pela própria formação egoística, terá, na Escola, o seu antídoto, por ensejar ao educando a convivência agradável com outras pessoas, de que sentirá falta quando a não tiver, ampliando o círculo social em relação aos interesses cultivados, desse modo afetando todo o conjunto da sociedade.

172) Apesar do desenvolvimento da Informática já ser bastante expressivo nos dias de hoje, verifica-se, por outro lado, que não se altera a situação do desemprego e miséria, mesmo nas sociedades mais desenvolvidas. Como reduzir os seus efeitos?
Pergunte-se ao amor o que se deve fazer, afim de diminuir a penúria que aflige as vidas em todos os setores do mundo e ele responderá: anulação do egoísmo e desenvolvimento do altruísmo. Quando as criaturas forem solidárias o excesso de algumas atenderá às necessidades de todas, criando-se uma sociedade equilibrada, que compreenderá ser a felicidade um estado interior e não o acumular de bens que nunca se fazem utilizados, dormindo em depósitos subterrâneos sob a guarda terrível da avareza e da impiedade para com as demais criaturas.

Vianna de Carvalho por Divaldo Franco do livro:
Atualidade do Pensamento Espírita

Obs: Perguntas respondidas pelo Espírito Vianna de Carvalho, sob a óptica espírita, a respeito dos mais palpitantes temas da atualidade.

Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/regeneracaodobem/

Declaração de Origem
- As mensagens, textos, fotos e vídeos estão todos disponíveis na internet.
- As postagens dão indicação de origem e autoria. 
- As imagens contidas no site são apenas ilustrativas e não fazem parte das mensagens e dos livros. 
- As frases de personalidades incluídas em alguns textos não fazem parte das publicações, são apenas ilustrativas e incluídas por fazer parte do contexto da mensagem.
- As palavras mais difíceis ou nomes em cor azul em meio ao texto, quando acessados, abrem janela com o seu significado ou breve biografia da pessoa.
- Toda atividade do blog é gratuita e sem fins lucrativos. 
- Se você gostou da mensagem e tem possibilidade, adquira o livro ou presenteie alguém, muitas obras beneficentes são mantidas com estes livros.
- Cisão para estudo de acordo com o Art. 46 da Lei de Direitos Autorais - Lei 9610/98 LDA - Lei nº 9.610 de 19 de Fevereiro de 1998.
- Dúvidas e contatos enviar e-mail para: regeneracaodobem@gmail.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão, etc...