Silenciar - A segura orientação
Hammed
.... o homem sábio guarda silêncio. O perverso trai os segredos, enquanto um coração leal os mantém ocultos" (Provérbios, 11:12,13)
Momentos de silêncio nos garantem uma orientação segura e clareza de pensamento. Sair de quando em quando do burburinho nos torna seres humanos calmos e saudáveis.
Para crescer e nos desenvolver, precisamos, de tempos em tempos, afastar-nos do agrupamento em que vivemos; ficar longe do caos das cidades; distanciar-nos de familiares e amigos problemas, para que possamos encontrar a lucidez necessária a fim de escolher a direção mais sensata e segura rumo ao progresso.
Em nosso desenvolvimento cultural, concedemos um impressionante poder às palavras. Elas podem levantar ou derrubar, alegrar ou aborrecer, aconchegar ou afastar. Algumas delas têm o efeito de ferir, mas outras tantas o de promover a cura. Por isso, devemos identificar, antes de tudo, a intenção que jaz silenciosa além das palavras.
As feridas da alma deixam cicatrizes profundas. Há dores que melhor se expressam quando não ditas. Quando as palavras não são capazes de exprimir o sofrimento, o silêncio pode ser mais eloquente. Alias, o silêncio, em algumas ocasiões, tem mais força do que centenas de palavras.
Prestar atenção na exterioridade chama-se distração. Voltar para dentro de si mesmo se denomina atenção. Distração significa afastar-se; atenção quer dizer concentração.
Nem todas as verdades são para todos os ouvidos; muitas vezes, elas são compreendidas somente após desenvolvermos a habilidade de escutar em silêncio.
- Para seguirmos corretamente o espiritismo, devemos submeter todas as mensagens mediúnicas ao crivo duplo de Kardec, sendo eles, a razão e a universalidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, sugestão, etc...