Não somente
Marco Prisco
Não somente de paz necessita o espiritista cristão, mas também de trabalho nobre para que a quietude não lhe entorpeça o coração.
Não somente de alegria precisa o discípulo de Allan Kardec, mas de serviço edificante para que o júbilo contínuo não o faça desatento.
Não somente de saúde tem necessidade o servidor do Evangelho, mas de sofrimento redentor para que o equilíbrio orgânico não o faça ignorar a dor alheia.
Não somente de recursos financeiros carece o iniciado espírita, mas de problemas para que a abundância não lhe envileça o caráter.
Não somente de afeição tem urgência o seareiro do Espiritismo, mas também de corações difíceis do pretérito, para que o círculo do amor não o escravize à ilusão.
Não somente com aplauso deve ser tratado o companheiro de lide doutrinária, mas provado pelas dores para que a facilidade não lhe entibie o caráter.
Não somente de estímulos verbais ou adulações deve ser a rota do candidato da Codificação Kardequiana, mas de responsabilidades e esclarecimentos para que a incoerência não o faça frívolo.
Não somente o que agrada, seduz, conforta, atrai, deve ser apresentado a quem se candidata à renovação intima e intransferível.
O trabalho de dignificação intima exige regime urgente, e quem não se forja na oficina da verdade e da ação não dispõe de valores para vencer-se a si mesmo e libertar-se.
Assim considerando, se os seus dias na Doutrina Espirita estão caracterizados pela paz, alegria, saúde, comodidade financeira, afeições, aplausos, estímulos, por essas bagatelas do trivial, tenha cuidado. Refaça o caminho, mentalmente, e avance na direção do serviço ativo em favor de você mesmo e do próximo, porque em verdade, você está em perigo.
Marco Prisco por Divaldo Franco do livro: Ementário Espírita
(Obs: Os destaques e grifos no texto são nossos. RDB)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, sugestão, etc...