segunda-feira, 8 de agosto de 2016

O singular romance de Patience Worth

O singular romance de Patience Worth

Y. Shimizu



Relata o conhecido escritor Hermínio Correia de Miranda que na década de noventa recebeu de uma amiga o romance “História Triste”, em três volumes, de autoria de Patience Worth, recebido mediunicamente por Pearl Lenore Curran.

A autora do livro, que adota o pseudônimo Patience Worth (mérito da paciência), de acordo com as parcas informações fornecidas em suas comunicações, era natural de Dorsetshire, na Inglaterra, na primeira metade do século XVII, tendo trabalhado nos campos de sua terra natal até atingir a maioridade; emigrou ainda jovem para os Estados Unidos, onde viveu o restante de sua existência encarnada. Durante mais de um quarto de século, a partir de 1913, ditou nove romances, um drama e uma coleção de provérbios e aforismos e um número extraordinário de composições poéticas de todas as espécies.

A médium, Pearl Lenore Curran, viveu do último quartel do século XIX à primeira metade do século XX, em Saint Louis, Missouri, nos Estados Unidos. Aos 30 anos de idade, em julho de 1913, começou a receber mensagens mediúnicas ditadas por Patience Worth, em sessões de trabalhos mediúnicos pelo método da tábua ouija.

Ditou um extenso romance num dialeto falado na Inglaterra no século XVII, integrado quase que somente por vocábulos de origem anglo-saxônica, com pouquíssimos termos de origem latina ou grega, empregando formas de expressão e modismos do período elisabetano. A obra recebeu o nome “História Triste”, publicado nos Estados Unidos, em 1917, em 3 volumes, traduzido com muitas dificuldades pelo conhecido escritor Hermínio C. Miranda, e publicado pela Editora Lachâtre, de São Paulo, em outubro de 2009, com mais de 820 páginas.

“A História Triste”, ambientado na época de Jesus, na Palestina, descreve com precisão os hábitos, costumes, características étnicas e linguísticas dos habitantes daquela localidade, as religiões dominantes, a geopolítica, a economia e os preconceitos vigentes na época..

O primeiro volume denominado “Panda” relata o nascimento e a infância do personagem central da narrativa, Hatte, filho natural do imperador Tibério César e da dançarina Téia, nascido nas proximidades de Belém, quase que na mesma hora em que nasceu Jesus.

A fase que antecede a vida pública de Jesus é o objeto do segundo volume que recebe o nome “Hatte”. Aqui são relatadas a inquietação dos romanos e dos judeus e as peripécias dos integrantes dessa narrativa.

A vida pública de Jesus aparece com bastante nitidez no terceiro volume que recebe o seu nome “Jesus”, até o trágico momento de sua crucificação e os eventos relacionados com o personagem central Hatte, executado ao lado do Mestre como um dos ladrões.

Há, ainda, o volume complementar “O mistério de Patience Worth – a história do mais extraordinário romance mediúnico”, também publicado pela Editora Lachâtre, com 108 páginas. A primeira parte é de autoria de Hermínio C. Miranda, contendo a narrativa do caso Patience Worth, de como esse romance veio às suas mãos, as numerosas dificuldades encontradas para a sua tradução. A segunda parte contém o ensaio “Um extraordinário caso de psicografia”, do conhecido pesquisador italiano Ernesto Bozzano, traduzido ao vernáculo por Francisco Klors Werneck, inserido no livro “Literatura de além túmulo”, publicado pela Editora Eco, do Rio de Janeiro, em 1976.

Y. Shimizu
Jornal Comunicação Espírita
79ª edição de 05/2010.

Curta nossa página no Facebook:

Declaração de Origem
- As mensagens, textos, fotos e vídeos estão todos disponíveis na internet.
- As postagens dão indicação de origem e autoria. 
- As imagens contidas no site são apenas ilustrativas e não fazem parte das mensagens e dos livros. 
- As frases de personalidades incluídas em alguns textos não fazem parte das publicações, são apenas ilustrativas e incluídas por fazer parte do contexto da mensagem.
- As palavras mais difíceis ou nomes em cor azul em meio ao texto, quando acessados, abrem janela com o seu significado ou breve biografia da pessoa.
- Toda atividade do blog é gratuita e sem fins lucrativos. 
- Se você gostou da mensagem e tem possibilidade, adquira o livro ou presenteie alguém, muitas obras beneficentes são mantidas com estes livros.

- Para seguirmos corretamente o espiritismo, devemos submeter todas as mensagens mediúnicas ao crivo duplo de Kardec, sendo eles,  a razão e a universalidade.

- Cisão para estudo de acordo com o Art. 46 da Lei de Direitos Autorais - Lei 9610/98 LDA - Lei nº 9.610 de 19 de Fevereiro de 1998.
- Dúvidas e contatos enviar e-mail para: regeneracaodobem@gmail.com 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão, etc...