sexta-feira, 24 de julho de 2020

Patriotismo

Patriotismo

Vinícius




Estudar, assimilar e praticar o Evangelho de Jesus Cristo faz patriotas, porque, consolidando o caráter, torna os homens independentes e honestos; e tais são os que, de fato, promovem o bem e a grandeza da Pátria.

O hipócrita, o bajulador e o parasita são os três grandes inimigos da Pátria. Só o verdadeiro Cristianismo, alterando a condição moral do ambiente, pode destruir essa nefasta tríade, ruína e opróbrio das nações.

O trabalho fecundo do povo enriquece e eleva a Pátria. As classes parasitárias, que consomem e esbanjam, sem produzir coisa alguma, originam o desequilíbrio financeiro.

Desse desequilíbrio vem a fome, a guerra e a peste que assolam as nações.

A falsa política, aliada como sempre está à falsa fé, constitui o maior e o mais perigoso elemento de corrupção social. O país, onde semelhante fator de dissolução impera, será sempre pobre, viverá sempre humilhado e pejado de dívidas; jamais se elevará nas asas do progresso, ainda que dotado de todos os favores da Natureza.

É preciso sanear a religião e a política, escoimando-as de hipocrisias, de mercantilismo e de toda espécie de parasitas. Só assim a Pátria será livre e respeitada, porque do caráter do povo depende sua emancipação e dignidade; e o caráter não se consolida jamais numa atmosfera de mentiras e vilanias como a gerada e mantida pela falsa política em conúbio com a falsa fé.

Os homens guiam-se pelas ideias, movem-se pelos sentimentos. Purifiquemos o ideal, divinizemos a fé: os homens serão justos. Não é com tambores, nem galhardetes, nem uniformes bizarros ou qualquer outra exterioridade carnavalesca, que lograremos desenvolver o civismo e levantar o moral do povo. É necessário despertar-lhe os poderes internos, iluminar-lhe a razão, avivar-lhe os sentimentos obliterados. Numa palavra, é preciso educá-lo.


Do livro: Nas Pegadas da Fé - Vinícius (Pedro de Camargo)

Vinícius (Pedro Camargo)

Pedro de Camargo, mais conhecido por Vinícius (pseudônimo que adotou e usou por mais de 50 anos), nasceu em Piracicaba (SP) em 7 de maio de 1878. Desde muito jovem abraçou com entusiasmo o Espiritismo, tendo fundado e dirigido em sua terra natal a instituição espírita “Fora da caridade não há salvação”. Por muitos anos presidiu também a “Sociedade de Cultura Artística”, na mesma cidade. Em 1938, mudou-se para a cidade de São Paulo, onde permaneceu até a sua desencarnação em 11 de outubro de 1966. A partir de 1949, desenvolveu, através do rádio, um programa evangélico de grande proveito para os espíritas. Teve participação destacada nos esforços em prol da unificação do Movimento Espírita Brasileiro que culminaria com a criação do Conselho Federativo Nacional (CFN). Colaborou por dezenas de anos com artigos que primavam pela essência altamente doutrinária e evangélica publicados em Reformador. 

(Trecho extraído do site da FEB)



Declaração de Origem
- As mensagens, textos, fotos e vídeos estão todos disponíveis na internet.
- As postagens dão indicação de origem e autoria. 
- As imagens contidas no site são apenas ilustrativas e não fazem parte das mensagens e dos livros. 
- As frases de personalidades incluídas em alguns textos não fazem parte das publicações, são apenas ilustrativas e incluídas por fazer parte do contexto da mensagem.
- As palavras mais difíceis ou nomes em cor azul em meio ao texto, quando acessados, abrem janela com o seu significado ou breve biografia da pessoa.
- Toda atividade do blog é gratuita e sem fins lucrativos. 
- Se você gostou da mensagem e tem possibilidade, adquira o livro ou presenteie alguém, muitas obras beneficentes são mantidas com estes livros.
- Cisão para estudo de acordo com o Art. 46 da Lei de Direitos Autorais - Lei 9610/98 LDA - Lei nº 9.610 de 19 de Fevereiro de 1998.
- Dúvidas e contatos enviar e-mail para: regeneracaodobem@gmail.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão, etc...