Cem anos de Jorge Andréa
Por César Soares dos Reis
Dr. Jorge Andréa desencarnou em 01/02/2017. |
Jorge Andréa é um homem com ideias avançadas que unem ciência, filosofia e comportamento. Um homem dotado de uma religiosidade essencial. Um homem raro com o qual temos o privilégio de conviver.
Sua vida, agora centenária, é uma permanente e lúcida pesquisa. Mas é também uma constante afirmação de que qualquer pesquisa feita nas fronteiras do conhecimento se caracteriza por não se ter ideia aonde ela poderá chegar.
O trabalho de Jorge Andréa mostra sua perseverante busca em relação a um tema fundamental: a transformação da visão do homem que acontece na ciência e se projeta na sociedade.
Nos anos 20 do século passado, Jorge era ainda muito jovem, mas Heinsenberg e Bohr observaram que o mundo não é uma coleção de objetos distintos. Ao contrário, assemelha-se a uma teia de vibrações que se relacionam entre as diversas partes de um todo, que é uno. Jorge Andréa demonstra que cada célula é, em si, um pequeno mundo, nesse mundo que é o ser humano, e faz parte da sua teia de relações. Isso cria uma nova cartografia da psique com seus núcleos que se assemelham a fontes que transformam energia potencial em dinamismo essencial. As ondas mentais desdobram-se percorrendo todo o organismo, caracterizando pontes entre a estrutura psíquica e a organização material do ser.
Há, portanto, correlações espírito-matéria, em vários níveis, estabelecendo-se transições entre energia coagulada, a matéria, e o espírito. As energias espirituais projetam-se permanentemente no corpo de carne, destacando-se o papel da pineal como antena, ao mesmo tempo de captação e de distribuição de vibrações, desde as mais sutis às mais densas entre limites que ainda serão conhecidos e mensuráveis.
Ele nos aponta uma questão básica: seus estudos nos levam a uma nova concepção da criatura humana e, por extensão, à busca de uma nova realidade social, porque compreender o ser é compreender sua estrutura complexa, seus medos, seus desejos, sua fragilidade, sua força, sua história sabida e não sabida. Aí Jorge se aproxima de Joanna de Ângelis com a psicologia que trata da transpessoalidade. E nós nos perguntamos, atônitos, como é possível transcender o pensamento sem abandonar o compromisso com a ciência. Não é, talvez, o dilema de todas as religiões?
Essa procura da transcendência, sem perda da visão científica, aproxima Jorge Andréa de Aksakof, Geley, Bozzano, Richet, de Rochas, Delanne, Myers, Lodge e, mais modernamente, Hernani Guimarães Andrade, Jung, Wilber, Grof. Também não podemos esquecer de Emmanuel em A caminho da luz e de André Luiz, sobretudo em Evolução em dois mundos, abrindo as janelas da vida cósmica do ser humano, como diria Hermínio Miranda.
Jorge Andréa dos Santos é médico psiquiatra, formado na Universidade Federal da Bahia, oficial da Aeronáutica e presidente de honra do Instituto de Cultura Espírita do Brasil. No Instituto, em ambiente de estudo e pesquisa, Jorge tornou-se admirado pela alegria, pelo humor fino, pela humildade e modéstia e pela sabedoria extrema. Mais do que ensinar as complexidades espírito-perispírito-corpo e suas inter-relações, ele é o homem bom, o homem de bem, exemplo vivo do melhor que a doutrina espírita pode produzir em nós.
Jorge Andréa demonstra que somos seres espirituais, embora estejamos num corpo físico. Com seu olhar cósmico ele nos diz que temos um bilhete, intransferível, para os elevados níveis da consciência plena. No entanto, chegaremos mais depressa interagindo, compartilhando, como o fazem as células, por mais pequeninas e passageiras sejam.
Um homem que, aos cem anos, lança um livro científico de alta qualidade, Do outro lado da matéria - Enigma da vida, com mais de setecentas páginas, é um homem raro a quem nos cabe sempre reverenciar.
César Reis é diretor-presidente do Instituto de Cultura Espírita do Brasil.
Reprodução na íntegra do artigo publicado pelo Correio Fraterno.
Declaração de Origem
- As mensagens, textos, fotos e vídeos estão todos disponíveis na internet.
- As postagens dão indicação de origem e autoria.
- As imagens contidas no site são apenas ilustrativas e não fazem parte das mensagens e dos livros.
- As frases de personalidades incluídas em alguns textos não fazem parte das publicações, são apenas ilustrativas e incluídas por fazer parte do contexto da mensagem.
- As palavras mais difíceis ou nomes em cor azul em meio ao texto, quando acessados, abrem janela com o seu significado ou breve biografia da pessoa.
- Toda atividade do blog é gratuita e sem fins lucrativos.
- Se você gostou da mensagem e tem possibilidade, adquira o livro ou presenteie alguém, muitas obras beneficentes são mantidas com estes livros.
- Para seguirmos corretamente o espiritismo, devemos submeter todas as mensagens mediúnicas ao crivo duplo de Kardec, sendo eles, a razão e a universalidade.
- Para seguirmos corretamente o espiritismo, devemos submeter todas as mensagens mediúnicas ao crivo duplo de Kardec, sendo eles, a razão e a universalidade.
- Cisão para estudo de acordo com o Art. 46 da Lei de Direitos Autorais - Lei 9610/98 LDA - Lei nº 9.610 de 19 de Fevereiro de 1998.
- Dúvidas e contatos enviar e-mail para: regeneracaodobem@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, sugestão, etc...