segunda-feira, 27 de outubro de 2025

O poder de síntese

O poder de síntese

Batuíra


“Os guardas, então, voltaram aos chefes dos sacerdotes e aos fariseus e estes lhes perguntaram: Por que não o trouxestes? Responderam os guardas: Jamais um homem falou assim!” (João 7:45 e 46)

Ao estudarmos a mensagem libertadora nos domínios doutrinários do Espiritismo, encontramos em O Livro dos Médiuns a seguinte orientação de Kardec:

“Os Espíritos superiores se exprimem de maneira simples, sem prolixidade; seu estilo é conciso, sem excluir a poesia das ideias e de expressões, claro, inteligível para todos, e não exige esforço para ser compreendido; têm a arte de dizer muitas coisas com poucas palavras, porque cada palavra tem sua importância”. (O Livro dos Médiuns – 2ª parte, cap. XXIV item 267)

Oradores e escritores espiritualmente saudáveis mantêm relacionamentos sociais harmônicos; pois ninguém desenvolve um intercâmbio benéfico com os semelhantes sem simplicidade e sem uma certa capacidade de expressão. A linguagem extensa e verbosa muitas vezes esconde a pretensão de querer passar por profunda e extraordinária, mas não atrai nem cria vínculos de aprendizagem.

A manifestação escrita ou falada é uma arte. Faz com que as pessoas compreendam sem trabalho ou esforço, antes com facilidade e prazer, o que se leu ou se escutou. Ao mesmo tempo, leva-as a desenvolver crescente interesse pela reflexão do conteúdo em pauta.

Há exibicionismo no vestir, no falar, no escrever, no possuir, em se abraçar certas ideologias e, até mesmo, em realizar hipotéticas tarefas ditas “cristãs”.

Muitas vezes não percebemos o disfarce de certas pessoas vestidas humildemente para se exibir, através de uma modéstia estudada, nos meios de comunicação. Em outras circunstâncias, não entendemos a autenticidade de criaturas que se apresentam com elegância e com joias valiosas divulgando o Evangelho de Jesus.

Diz Kardec que os pseudossábios usam uma linguagem presunçosa, procuram demonstrar um enorme conhecimento e nunca confessam sua ignorância sobre aquilo que desconhecem. Se não são escutados com admiração e elogios, retiram-se imediatamente.

Quando se expressam, são exclusivos e absolutos em suas opiniões, acreditando que só eles têm o privilégio de reter a verdade absoluta. Procuram chamar a atenção das pessoas ou dar exagerada importância àqueles de quem desejam retirar benefícios pessoais ou usufruir privilégios.

Há palavras grafadas ou verbalizadas que nos levam inicialmente a um deslumbramento, para depois percebermos sua inutilidade. Assim também ocorre com certas preleções: cheias de frases redundantes, porém necessitadas de ideias edificantes ou instrutivas.

O verbo iluminado do Cristo trouxe à Terra, sem alarde, a sincronia da sabedoria e do amor como metas preciosas a ser atingidas para que alcançássemos o reino de Deus.

O poder de síntese da mensagem das Bem-Aventuranças de Jesus gravou para sempre no coração dos seus discípulos uma declaração iluminada que indica o caminho para os Céus, numa eloquência jamais vista pela humanidade.

Discursos retumbantes somados a magnífica literatura muitas vezes não ecoam a simplicidade das palavras de vida eterna. Em nada nos acrescentam, não nos desenvolvem o raciocínio nem nos ampliam o sentimento; somente nos distraem a mente por alguns momentos.

Palestras úteis nos levam a compreender o lugar onde estamos, perceber para onde caminhamos e por quê. Elas nos proporcionam uma perspectiva geral de tudo aquilo que nos dá um sentido existencial e um mapa mental que nos guiará ao significado de nossa tarefa na vida.

“... Responderam os guardas: Jamais um homem falou assim!” A forma de expressão dos Espíritos iluminados é inconfundível. “... seu estilo é conciso, sem excluir a poesia das ideias e de expressões (...) têm a arte de dizer muitas coisas com poucas palavras... O que poderia melhor definir o Sermão do Monte?

Elevemos a fronte para o alto e guardemos conosco as palavras do Mestre. Nelas está contido o programa de elevação divina feito para os aprendizes sinceros do Evangelho.

Batuíra 
por Francisco do Espírito Santo Neto do livro:
Conviver e melhorar

Curta nossa página no Facebook:

Declaração de Origem

- As mensagens, textos, fotos e vídeos estão todos disponíveis na internet.
- As postagens dão indicação de origem e autoria. 
- As imagens contidas no site são apenas ilustrativas e não fazem parte das mensagens e dos livros. 
- As frases de personalidades incluídas em alguns textos não fazem parte das publicações, são apenas ilustrativas e incluídas por fazer parte do contexto da mensagem.
- As palavras mais difíceis ou nomes em cor azul em meio ao texto, quando acessados, abrem janela com o seu significado ou breve biografia da pessoa.
- Toda atividade do blog é gratuita e sem fins lucrativos. 
- Se você gostou da mensagem e tem possibilidade, adquira o livro ou presenteie alguém, muitas obras beneficentes são mantidas com estes livros.

- Para seguirmos corretamente o espiritismo, devemos submeter todas as mensagens mediúnicas ao crivo duplo de Kardec, sendo eles,  a razão e a universalidade.

- Cisão para estudo de acordo com o Art. 46 da Lei de Direitos Autorais - Lei 9610 /98 LDA - Lei nº 9.610 de 19 de Fevereiro de 1998.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão, etc...