Pedagogia espírita:
o que é, o que não é!
Ricardo Di Bernardi
Revista O Consolador / Nov. 2016
1 - A educação espírita apresenta-se como uma proposta pedagógica. Permite, a Pedagogia Espírita, aperfeiçoar nossa prática espírita adequando-a à ideia do grande educador Kardec, deixando de lado a "saudade do altar", afastando-nos do igrejismo e da institucionalização religiosa.
2 - Na realidade, o próprio Espiritismo é também uma proposta pedagógica, cultural, universal, e aberta, como queria Kardec.
3 - A Pedagogia Espírita - (PE) Não se propõe a fazer proselitismo, não é nenhum catecismo espírita, não se propõe a uma educação religiosa, não é um movimento sectário, autoritário ou centrado em uma pessoa ou instituição.
4 - Antes de mencionarmos a origem da pedagogia Espírita convém considerar as ideias de Sócrates e Platão como precursoras.
5 - Conforme observei no primeiro Congresso Brasileiro de Pedagogia Espírita, PE:
Poderíamos considerar uma fase gestacional antes do nascimento da PE; este período é composto por antecessores muito identificados com a ideia de Kardec (Rivail para os pedagogos, pois era seu nome verdadeiro). Os antecessores foram, na ordem, Comenius, Rousseau, Pestalozzi e, naturalmente, Rivail.
6 - No entanto, o grande nascimento foi no Brasil, cujo “parto” foi efetuado por Herculano Pires, ao publicar o livro PEDAGOGIA ESPÍRITA.
7 - Os princípios básicos da pedagogia Espírita podem ser assim resumidos:
1º - Todo indivíduo tem uma dimensão espiritual, ou seja, tem uma alma.2º - A criança é um Espírito reencarnado.3º - Em função dos princípios anteriores, considera a Pedagogia Espírita que todo indivíduo, nesta existência, está em aprendizado e, no intercurso de existências, portanto, toda criança é um ser interexistencial.4º - A vida é um aprendizado constante, rumo à perfeição, que é o destino de todos os seres.5º - A finalidade da nossa existência é a identificação com a centelha divina que existe em nossa essência. (SELF = Inconsciente Puro = Deus em Nós.)6º - Em última análise o processo educativo é sempre de autoeducação.7º - Cumpre ao educador, através da pedagogia e, sem imposição, cultivar a semente da autoeducação do educando.8º - O auxílio educativo ao próximo poderá e deverá ser uma relação pedagógica universal.
8 - Princípios PEDAGÓGICOS da PEDAGOGIA ESPÍRITA:
Gestando desde Sócrates, passando por Kardec até o seu nascimento com Herculano Pires, a tríade dos princípios pedagógicos da PE compõe-se de:
1 - Pedagogia da Liberdade - o educando é livre para aderir ao processo evolutivo que lhe ofertamos. (Nada tem esta referência com falta de limites.)2 - Pedagogia da Ação - é agindo, experimentando, que o educando desenvolve suas potencialidades.3 - A Pedagogia do amor - A relação pedagógica deve ser alicerçada no amor para tocar os recônditos profundos na alma do educando.
9 - PODE-SE UTILIZAR OS PRINCÍPIOS DA PEDAGOGIA ESPÍRITA PARA ENSINAR O CONTEÚDO ESPÍRITA AOS EDUCANDOS QUE O DESEJAREM, MAS NÃO IMPOSITIVAMENTE A TODOS.
A pedagogia Espírita, conforme se concluiu no 1º Congresso brasileiro, deve operar com um ensino inter-religioso, informando ao educando o conteúdo de todas as religiões, e naturalmente o conteúdo espírita, de forma correta e aprofundada.
10 - Os Campos de Atuação da pedagogia Espírita são basicamente:
1º - A família2º - O Centro Espírita3º - A Escola Espírita4º - A Universidade Espírita
11 - Justificando a Terminologia: Pedagogia Espírita:
11.1 - O uso de uma denominação mais abrangente levaria a uma perda de identidade da proposta.11.2 - A proposta codificada por Kardec traz uma visão específica do mundo, bem como uma visão racional do intercâmbio com o mundo extrafísico.11.3 - Conforme se definiu no 1º Congresso Brasileiro de Pedagogia Espírita, ao se declarar este movimento pedagógico como espírita, é preciso ter uma visão correta do Espiritismo - que é uma visão universal e aberta -, como postulou Kardec.
O autor é médico homeopata, escritor e conferencista espírita.
Ricardo Di Bernardi
Revista O Consolador / Nov. 2016
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- Para seguirmos corretamente o espiritismo, devemos submeter todas as mensagens mediúnicas ao crivo duplo de Kardec, sendo eles, a razão e a universalidade.
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