sábado, 3 de maio de 2025

Comportamento Espírita

Comportamento Espírita

Vianna de Carvalho




O primeiro e mais imediato efeito da adoção das diretrizes da Doutrina Espírita é a transformação moral do homem, que serve de base para a sua constante renovação interior, comandando-lhe as atitudes e comportamentos.

Com muita justeza, Allan Kardec situa, na transformação do homem, o efeito positivo do Espiritismo, porque, elucidando a gênese dos problemas que afetam o indivíduo, simultaneamente oferece os recursos para equacionar as dificuldades de qualquer natureza, que produzam aflição e desequilíbrio.

Doutrina da responsabilidade pessoal, conscientiza a criatura dos deveres para com a vida e dos resultados que defluem dos seus próprios atos, sendo, ele próprio, o semeador e o colhedor da gleba que lhe diz respeito.

Não poderia, desse modo, ser diferente.

Penetrando as suas sondas no “ mistério” da morte, demonstra e comprova a sobrevivência do espírito, elucidando quanto ao prosseguimento da vida com os efeitos da conduta adotada enquanto na Terra.

De imediato, através da reencarnação, aclara os aparentes enigmas em torno da Divina Justiça, propiciando a reabilitação dos incursos na severidade das Leis Soberanas e favorecendo-os com as oportunidades de conquistarem méritos pela ação do bem e do amor, que o liberarão da canga da escravidão e do jugo do sofrimento exacerbado.

Estruturado na moral evangélica, ensinada e vivida pelo Cristo, enseja uma ética de paz e fraternidade consciente, em direção ao amor sem fronteira nem limite, mediante o que se unirão todos os homens um dia não muito distante.

Ademais, favorece com uma visão otimista, por considerar que a fatalidade inamovível é a perfeição que todos lograrão a esforço pessoal, sob a inspiração do Pai. Para conseguir-se, no entanto, essa convicção geradora de salutares efeitos morais, é imprescindível o estudo da Doutrina, com aprofundamento mental dos seus postulados.

Referimo-nos a estudo, em razão de que uma simples olhadela nos seus livros básicos ou uma leitura superficial, ocasional, podem ser consoladoras, para o momento da aflição, nunca, porém, suficientes para uma real mudança de ótica sobre a vida, afetando o comportamento, que se deve renovar, mudando de expressão.

A adoção do Espiritismo faz-se revelada, quando o indivíduo é de caráter rebelde e toma-se dócil; agressivo e faz-se gentil; tirano e modifica-se para compassivo; avaro e passa a ser generoso; maledicente e adota a compreensão; intolerante e transforma-se em piedoso; atrabiliário e converte-se em equilibrado; perturbador e apresenta-se pacificado...

Quando consegue sair da faixa das depressões para o otimismo; do medo para a confiança; do ódio para o amor; da vingança para a solidariedade; da violência sistemática para a fraternidade; do orgulho para a humildade...

Quando a confiança substitui a suspeita pertinaz; a esperança toma conta da paisagem da dúvida; a alegria sem exagero sobrepõe-se à tristeza causticante; a prece revela-se um hábito em lugar da blasfêmia ou da revolta surda...

Quando a doença de qualquer espécie deixa de ser uma desgraça para converter-se em processo de purificação e os problemas em geral recebem lentas, mas, seguras, soluções reais, aquelas que lhes vão às nascentes, impondo terapia de paz e alegria.

Quando a morte de um ser amado não representa um infortúnio traumatizante, antes sendo uma libertação que traz conforto e serenidade.

Já não ressuma vibrações deletérias, antes habituais, porém, atrai com magnetismo benéfico, irradiando bem-estar que aos outros contagia.

Confia em Deus, sem misticismo pernicioso, e age com perseverança, na mesma postura, seja no júbilo ou sob dificuldades, mantendo a mesma positiva insistência no bem.

Silencia o mal e não o vitaliza; acolhe a perseguição e não revida; entende cada qual no estágio em que se encontra, conforme suas conquistas morais, sem impor-se; libera aqueles que lhe compartem a vida sem a mesquinhez do domínio enganoso; sofre, porém não desanima, mesmo quando outros desertam.

E, em suma, feliz, sem embargo as conjunturas naturais que defronte.

Não deixa de ser uma criatura comum, é certo, facilmente confundida na multidão, abençoada, entretanto, pela harmonia íntima e pelo amor que esparze.

Superando as imposições materiais, vive para o espírito, embora sua conduta social e humana seja correta e louvável.

Torna-se respeitável sem exigir respeito e mesmo que lhe atirem o lodo do sarcasmo e do ridículo, não é afetado, permanecendo de propósitos inalteráveis, no prosseguimento dos deveres abraçados mediante os quais se depura e eleva.

O comportamento espírita do homem que aderiu à Doutrina espiritista reflete a sua convicção, revelando se se trata de um adepto sincero ou de um simples beneficiário da mensagem que, não obstante, impermeável não se deixa impregnar da excelência moral de que o Espiritismo faz-se depositário.

Vianna de Carvalho por Divaldo Franco do livro:
Reflexões Espíritas

Curta nossa página no Facebook:

Declaração de Origem

- As mensagens, textos, fotos e vídeos estão todos disponíveis na internet.
- As postagens dão indicação de origem e autoria. 
- As imagens contidas no site são apenas ilustrativas e não fazem parte das mensagens e dos livros. 
- As frases de personalidades incluídas em alguns textos não fazem parte das publicações, são apenas ilustrativas e incluídas por fazer parte do contexto da mensagem.
- As palavras mais difíceis ou nomes em cor azul em meio ao texto, quando acessados, abrem janela com o seu significado ou breve biografia da pessoa.
- Toda atividade do blog é gratuita e sem fins lucrativos. 
- Se você gostou da mensagem e tem possibilidade, adquira o livro ou presenteie alguém, muitas obras beneficentes são mantidas com estes livros.

- Para seguirmos corretamente o espiritismo, devemos submeter todas as mensagens mediúnicas ao crivo duplo de Kardec, sendo eles,  a razão e a universalidade.

- Cisão para estudo de acordo com o Art. 46 da Lei de Direitos Autorais - Lei 9610 /98 LDA - Lei nº 9.610 de 19 de Fevereiro de 1998.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão, etc...